Candidato à presidência do Uruguai se reúne hoje com Bachelet

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O candidato à presidência do Uruguai pela aliança governista Frente Ampla, José Mujica, viaja hoje ao Chile, onde pretende discutir temas bilaterais com a presidente desse país, Michelle Bachelet.

Segundo informou à ANSA a senadora Lucía Topolansky, esposa do ex-dirigente da guerrilha tupamara (que atuou no Uruguai nas décadas de 1960 e 1970), o candidato a vice de Mujica, o ex-ministro da Economia Danilo Astori, também estará presente no encontro.

"Estão viajando amanhã pela manhã e logo terão a reunião", disse Topolansky ontem.

Entre os assuntos que Mujica e Astori querem discutir com Bachelet estão questões relacionadas a políticas de Estado, ao comércio bilateral e à possibilidade de estabelecer acordos de cooperação, caso a chapa vença as eleições de 25 de outubro.

Há uma semana os dois viajaram ao Brasil, onde foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Eles analisam também uma possível viagem aos Estados Unidos.

No início do mês, o oposicionista Pedro Bordaberry, do Partido Colorado, também anunciou viagens aos mesmos países.

Em visita à Argentina, o candidato e filho de Juan María Bordaberry (que foi presidente constitucional e de facto do país de 1972 a 1976) disse que desejava conhecer as principais organizações econômicas de Santiago, São Paulo e Porto Alegre, além dos EUA, também antes do pleito.

De acordo com pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente, o Partido Colorado está em terceiro lugar, atrás da Frente Ampla e do Partido Nacional, cuja chapa é encabeçada pelo ex-presidente uruguaio Luis Lacalle, que governou o país entre 1990 e 1995.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Candidato à presidência do Uruguai se reúne hoje com Bachelet