Candidato à presidência anuncia ato de campanha na Argentina

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O candidato à presidência do Uruguai pela governista Frente Ampla, José Mujica, anunciou a realização de um ato na capital argentina Buenos Aires para convidar os eleitores residentes nesse país a comparecem ao pleito de 25 de outubro.

O candidato, ex-dirigente da guerrilha tupamara, não informou qual será a data do ato, mas afirmou que tentará convocar os uruguaios a viajarem ao Uruguai para participarem das eleições presidenciais, que elegerá o sucessor do presidente Tabaré Vázquez.

O próprio Mujica já havia anunciado que o governo argentino dará folga aos uruguaios para que eles possam votar. Espera-se que pelo menos 45 mil uruguaios residentes no país cruzem as fronteiras para participar do turno.

Paralelamente, Mujica anunciou a realização de uma "grande bicicletada" em Montevidéu. Quando ainda era pré-candidato, ele realizou uma manifestação semelhante por bairros da capital.

Sobre o evento em Buenos Aires, o candidato informou apenas que este contará com a presença do duo uruguaio Los Olimareños, integrado por Braulio López e José Guerra. Os dois marcaram época nos anos 60 e 70, e em 1990, se separaram, voltando a se reunir apenas este ano, após quase duas décadas longe da mídia.

No pleito de outubro, Mujica, acompanhado por seu vice Daniel Astori, terá como principal adversário o ex-presidente Luis Lacalle, do Partido Nacional.

Lacalle, que governou o país entre 1990 e 1995, é o segundo mais bem posicionado, de acordo com pesquisas de intenção de voto.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Candidato à presidência anuncia ato de campanha na Argentina