Campo de golfe é um dos mais ecológicos do mundo

Fonte ANSA 19/08/2014 às 21h
"Está entre os três melhores, se não for o melhor", disse Norman.

19 Agosto, 19:50•AQABA•ZSG

(ANSA) - Depois de uma longa visita ao resort Ayla em Aqaba, Jordânia, Greg Norman, um dos maiores designers de campos de golfe do mundo, declarou que o campo de Ayla "está entre os três mais ecológicos, se não for o melhor".

"Quando vim para Aqaba dois anos atrás, eu estava orgulhoso em dizer que a qualidade do projeto do Ayla era fenomenal e eu sempre acreditei que o design o coloca junto aos melhores do mundo, a partir dos meus 40 anos de experiência no golfe.

"Eu posso agora dizer que serei um embaixador para Ayla feliz em promover o projeto, Aqaba e o reino da Jordânia e o seu povo". "Ayla pensou que eles eram sortudos por terem me escolhido para desenhar o seu campo de golfe, mas sou eu o sortudo por ter tido a oportunidade de criar um maravilhoso campo em um lugar tão espetacular, com as majestosas montanhas na baía de Aqaba ao fundo". "O trabalho que Ayla teve para colocar no projeto em termos de conservação de água e da criação de energia a partir de painéis solares no campo de golfe é considerável e é bem parecido com o que estamos fazendo em nosso design", concluiu Norman.

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento Ayla Oasis, Sahl Dudin, explicou: "Uma Usina Solar de 2,5 MW dará energia para todo o campo junto às rodas de água, que facilitarão o tratamento de água/dessalinização da água, irrigação do campo e a condução da luz para os prédios 'Clubhouse' e 'Academy'.

Todas as árvores e arbustos foram cuidadosamente selecionados de espécies nativas para reduzir a irrigação e esses sistemas foram instalados para reduzir a evaporação e a perda de água". O CEO do Conselho da Jordânia para o Turismo, Dr. Abed Al Razzaq Arabiyat, disse em uma conferência de imprensa: "Ter um campo de golfe tão maravilhoso desenhado por um dos melhores designers 'verdes' do mundo, como Greg Norman, significa muito para o setor de turismo da Jordânia. Nós somos, sem dúvidas, sortudos em ter Greg criando um campo de golfe de nível mundial, atraindo jogadores de golfe de todos os tipos e nacionalidades, o que irá elevar a nossa posição do turismo desse esporte no mundo". Norman, que é membro do Conselho de Administradores do Instituto Ecológico para Golfe, adicionou: "Mesmo que nós (ou a Ayla) tivéssemos todo o dinheiro do mundo para irrigar o campo como gostaríamos, nós ainda adotaríamos os mesmos métodos para conservar cada gota de água - nós dois temos a mesma mentalidade ecológica". Perguntado em uma coletiva de imprensa se golfe é um esporte para ricos, Norman respondeu: "Golfe é um esporte para ricos, mas é também um esporte para pobres. Qualquer um pode jogar golfe. Eu já joguei com cegos e deficientes físicos - com todos que apreciam o jogo. Ele também é feito para todos os níveis de jogadores, e é por isso que o design do nosso campo sempre tem uma variedade de caixas em distâncias diferentes da grama - para acomodar todos os níveis de jogadores, dos iniciantes aos melhores do mundo.

"Eu sempre torci para que o golfe fosse um esporte para todos.

Eu entrei nas competições como o mais novo na Austrália, além da minha escola de golf e do clube local de golfe. E é isso que nós queremos fazer com Ayla - torná-lo acessível a todos. Golfe é ótimo em juntar pessoas de todas as nacionalidades e de todos os estilos de vida" "Construir um campo de golfe sustentável tão espetacular como este nos dá a oportunidade de introduzir a flora e a fauna nativas, que atraem pássaros e criam um paraíso para a vida selvagem. Os barrancos e as lagoas são atrações para os peixes e outras criaturas aquáticas. A água é bastante clara e já estamos trazendo cavalos-marinhos, arraias, um tubarão branco e várias espécies de peixes para essas lagoas cristalinas. "Estou feliz de ter voltado para Aqaba e de ver agora como as lagoas e outras infraestruturas ao redor do campo de golfe estão tomando forma. Desde a minha última visita nós focamos em como o campo combina com as áreas residenciais ao redor e eu estou orgulhoso com o ótimo trabalho que nosso time está fazendo aqui.

Estamos construindo um magnífico campo de golfe ecológico que vai durar por gerações e que vai maravilhar centenas de pessoas ainda depois de nós morrermos. "É uma grande honra para mim desenhar o primeiro campo de golfe de 18 buracos na Jordânia. Ele tem o potencial para colocar a Jordânia no futuro do golfe, como uma nova atração mundial, não apenas para o resto do esporte e sim para o turismo e comércio".

A filosofia "verde" de Norman sempre foi colocar o meio-ambiente em primeiro lugar em todos os seus projetos de campos de golfe no mundo. O grande tubarão branco, como é chamado, é um dos melhores designers de campos de golfe ecológicos desde que fez seu primeiro projeto, quando ainda era o número um do esporte.

Ele já criou 87 campos de golfe em seis continentes ao redor do mundo e outros 39 ainda estão sendo feitos. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 19/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Campo de golfe é um dos mais ecológicos do mundo