Campinas confirma 90 bebês infectados com tuberculose

Fonte Agência Brasil 01/03/2013 às 16h

São Paulo – Dos 1.054 bebês nascidos entre janeiro e junho de 2012 no hospital particular Madre Theodora, em Campinas, no interior de São Paulo, foi confirmada a infecção latente de tuberculose em 90 deles, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Os bebês foram contaminados após contato direto ou indireto com uma enfermeira que estava doente e não sabia. A infecção latente é quando o bacilo está presente, mas a doença não se desenvolve. A infecção se espalhou porque uma enfermeira que trabalha no hospital particular estava doente e não sabia.

De acordo com a secretaria, desde setembro de 2012, a doença se desenvolveu em 14 crianças. Ainda faltam 13 bebês para serem examinados.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), os bebês, que desenvolveram a doençã, estão sendo tratados, por um período de seis meses, com antibióticos, disponíveis somente no Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital informou que está custeando o medicamento e exames feitos em clínicas particulares.

A enfermeira, que estava de férias em julho, não retornou ao trabalho e ainda está em licença médica. O foco da doença já foi controlado e os bebês não podem transmiti-lá.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 01/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Campinas confirma 90 bebês infectados com tuberculose