Campanha atrai mais aliados às ações do Tamar

Fonte Comunicação ICMBio 25/03/2013 às 7h

Brasília – Com a temporada reprodutiva de 2012/2013, os resultados da campanha Nossa Praia é a Vida continuam a aparecer nas áreas de desova e de alimentação e descanso das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e as ações se desenvolvem nas praias de influência das bases do Tamar na Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Florianópolis.

O programa reúne ações de informação, sensibilização e educação ambiental, direcionadas a diversos setores sociais, especialmente, os usuários das praias e comerciantes estabelecidos no entorno. Com isso, a luta pela conservação das tartarugas marinhas ganha novos aliados e parceiros, fazendo com que essa mensagem alcance o maior número possível de pessoas.

As atividades são adaptadas às diferentes situações de uso de praia e ao perfil do público com a finalidade de mitigar impactos que comprometem as fases do ciclo de vida desses animais. Na Bahia, por exemplo, há um esforço especial voltado para a iluminação, por conta da presença de inúmeros condomínios nas praias de desova, e para fazer cumprir a lei que proíbe o tráfego de veículos, sobretudo os quadriciclos.

Iluminação

Atualmente, a qualidade ambiental no litoral norte baiano é consideravelmente melhor, sobretudo porque os condomínios estão adequando a iluminação de acordo com as indicações do Tamar, que conta com a participação de usuários das praias, seguranças, inquilinos e proprietários das casas dos condomínios.

Em Sergipe, há quatro temporadas, são desenvolvidas duas campanhas: SOS Ninhos, dirigida à preservação dos ninhos e manutenção deles nos locais originais de postura; e Carro na Praia Não é Legal, conscientizando quanto aos riscos do tráfego de veículos nas praias também para as tartarugas, além das pessoas.

Na base de Fernando de Noronha, em Pernambuco, o programa Nossa Praia é a Vida também acontece durante o ano todo, tendo como principal atividade a aproximação dos visitantes com o trabalho de campo do Tamar, incluindo marcação e recaptura das tartarugas marinhas.

Sensibilização

Em todos os Estados, de acordo com as características e necessidades de cada lugar, as ações de sensibilização realizadas nas praias são semelhantes. Incluem abordagens educativas dos banhistas; solturas de filhotes e tartarugas reabilitadas; instalação de placas informativas; panfletagem com distribuição de folders e instalação de cartazes em bares e barracas de praia, além da inclusão de material informativo nos cardápios.

No Espírito Santo, há trilhas ecológicas e limpeza de praias, entre outras ações. Em São Paulo, durante a temporada de verão, na base de Ubatuba, os turistas ajudam a monitorar as praias, interagem e aprendem sobre estes animais ameaçados de extinção. Em Ubatuba e Florianópolis, há solturas de tartarugas marinhas e atividades especialmente pensadas para crianças e adultos.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 25/03/2013 ás 7h

Compartilhe

Campanha atrai mais aliados às ações do Tamar