Câmara vai debater nova gripe em comissão geral

Fonte Informativo digital da Liderança do PT 19/11/2009 às 0h
O Plenário da Câmara vai realizar uma comissão geral na próxima terça-feira (11) o para debater os riscos da epidemia da nova gripe, chamada Influenza A H1N1 e popularmente conhecida como gripe suína. Participam do debate o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o infectologista David Uip, além de representantes da Fiocruz, da Sociedade Brasileira de Infectologia, de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e das secretarias estaduais e municipais de saúde.

A comissão geral vai avaliar as providências adotadas nos diversos níveis de governo com relação à doença. O objetivo também é alertar toda a população sobre os riscos de uma epidemia. A direção da Câmara vai mobilizar os deputados para que se transformem em agentes de prevenção e combate à nova gripe nas suas bases; para que fiscalizem as ações dos governos federal, estaduais e municipais; e para que alertem a sociedade no sentido de evitar pânico, assegurar eficácia no combate à gripe e reduzir as proporções de uma eventual epidemia.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), integrante da Comissão de Seguridade Social e Família, afirmou que a iniciativa é importante porque vai reunir especialistas e a questão poderá ser analisada nos seus mais diversos ângulos. Do debate também, segundo Fonteles, poderá sair sugestões de ações simples para ajudar a população brasileira a se prevenir desse nova gripe. “Só não podemos cair nas armadilhas mercadológicas que uma nova epidemia pode trazer. Temos que aproveitar o momento para reforçarmos, por exemplo, as ações de higiene que podem evitar não só a nova gripe, como também tantas outras doenças”, ressaltou.

Na avaliação do deputado Nazareno, a comissão geral deve servir ainda para mostrar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem sabe não é hora de refletirmos também, nessa comissão geral, sobre a ampliação dos recursos para a saúde pública, com a regulamentação da Emenda Constitucional 29”, sugeriu o deputado.

Câmara - Internamente, a Câmara criou uma comissão de prevenção e controle da Influenza A H1N1. O grupo é integrado por servidores da área médica, da administração e da comunicação social para estudar, implantar e fiscalizar todas as ações. Serão disponibilizadas dezenas de recipientes com álcool gel nas áreas de maior trânsito de pessoas na Casa, para que todos possam higienizar as mãos.

As equipes de relações públicas vão orientar os visitantes sobre os riscos da epidemia, distribuir material da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da gripe e pedir informações a todas as pessoas que circulam na Casa sobre o seu estado de saúde.

O serviço médico da Casa será mobilizado para ações preventivas e curativas a servidores e visitantes que suspeitem ou mesmo que apresentem sintomas da doença. A ideia é instalar um posto de atendimento médico no chamado espaço do servidor, no edifício anexo 2, próximo ao corredor das comissões.
Informativo digital da Liderança do PT
Fonte Informativo digital da Liderança do PT 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Câmara vai debater nova gripe em comissão geral