Câmara inaugura exposição em homenagem aos dez anos do portal Plenarinho

Fonte Agência Câmara Notícias 14/08/2014 às 21h
A Câmara dos Deputados inaugurou nesta segunda-feira (11) uma exposição em homenagem aos dez anos do portal infanto-juvenil Plenarinho. A exposição permanecerá aberta até 22 de agosto, das 9 às 17 horas, no Espaço do Servidor (anexo 2 da Câmara).

O Plenarinho é um canal de interação voltado ao público de 7 a 12 anos e também a pais, professores e educadores. Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o portal informa sobre o Poder Legislativo, política, democracia e organização do Estado.

Exposição
A mostra divide-se em dois espaços: de um lado, estão registrados o passado e o presente do portal, exibidos através das diferentes faces gráficas que assumiu ao longo do tempo; de outro, os esboços da futura versão do espaço virtual, a ser inaugurada ainda neste ano.

A exposição destaca ainda as funcionalidades, os produtos e os programas que foram incorporados durante os dez anos de existência do portal – como Câmara Mirim, Eleitor Mirim, Plenarinho Jovem e Plenarinho para Professores, entre outros. Personagens em tamanho real da Turma do Plenarinho também participam da mostra.

Elaboração de leis
Ao longo desses dez anos, o Plenarinho acompanhou de perto – debatendo, via chat, com os deputados autores e relatores das proposições legislativas – o processo de elaboração de diversas leis em defesa da infância e da adolescência.

Entre elas, destacam-se a que combate a pornografia infantil e a pedofilia na internet (11.829/08), a da guarda compartilhada (11.698/08), a que pune como crime hediondo a exploração sexual de crianças e adolescentes (12.978/14) e o Estatuto da Juventude (12.852/13).

Interação
Composta por sete personagens, a Turma do Plenarinho foi criada para facilitar a identificação com as crianças. Além de fornecer conteúdo para pesquisas sobre temas diversos, o portal oferece subsídio para que o público infantil desenvolva o pensamento crítico e forme sua cidadania.

O Plenarinho nasceu de um projeto de funcionários da Câmara dos Deputados, que venceram o concurso "Câmara em Ideias" em 2002. A proposta era desenvolver um site para informar crianças e jovens de todo o Brasil sobre as atividades da Casa e o papel do Legislativo.

Acesse o portal Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br)

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 14/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Câmara inaugura exposição em homenagem aos dez anos do portal Plenarinho