Câmara da Saúde faz novo encontro em Porto Alegre

Fonte Ascom -MS 09/05/2012 às 23h
Representantes das cidades-sede e do Ministério da Saúde debatem, em Porto Alegre, entre outros pontos saúde e segurança e articulação com setor privado

O Ministério da Saúde, estados e municípios se reúnem nesta semana para dar continuidade ao planejamento das ações de Saúde preparatórias para Copa 2014. Na VII Reunião da Câmara Temática da Saúde será discutida a organização das ações de saúde e segurança em eventos de massa. Além disso, o grupo discutirá a articulação entre os serviços públicos e privados durante os jogos.

O secretário-executivo adjunto, Adriano Massuda, coordenador da Câmara, lembra que o método de trabalho proposto pelo Ministério da Saúde é de apresentar conteúdos, diretrizes e informações para subsidiar o plano de ação das cidades-sedes. “Nós queremos fazer do planejamento para a Copa um mecanismo para acelerar a preparação e qualificação da rede de saúde pública brasileira, em especial das cidades-sedes”, acrescenta.

Na manhã desta quinta-feira (10), os participantes ouvirão Efraim Kraemer, do Departamento Médico da FIFA, que palestrará sobre as lições aprendidas na África do Sul em 2010 e necessidades do Brasil para 2014. Em seguida, será discutida, no painel “Organização das ações de saúde e segurança em eventos de massa”, a preparação dos estádios e a integração operacional entre saúde e segurança pública.

Durante a tarde, representantes da Unimed do Brasil, da Confederação Nacional de Estabelecimentos de Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, da Federação Brasileira de Hospitais e outros órgãos debaterão as necessidades, oportunidades e desafios da articulação entre os serviços públicos e privados em eventos de massa.

Na sexta-feira (11), os participantes se dividirão em subgrupos para monitorar os planos de ação das cidades-sede. Atualmente, os planos estão sendo desenvolvidos entre os eixos temáticos de Assistência à Saúde e Vigilância em Saúde.

CÂMARA DA SAÚDE- A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, estão o de coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas articulando e apoiando essas ações com os municípios-sedes.

Os integrantes da Câmara trabalham para elaborar planos para contenção de epidemias, preparar campanhas preventivas sobre possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas. Além disso, debatem a organização da rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento.

Ascom -MS
Fonte Ascom -MS 09/05/2012 ás 23h

Compartilhe

Câmara da Saúde faz novo encontro em Porto Alegre