Câmara Brasil-China organiza a 8ª edição do intercâmbio de férias na China

Fonte cgs comunicação 20/05/2013 às 12h

Na última edição do programa, realizada em julho de 2012, participaram estudantes das cidades de Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Londrina (PR), Pirassununga (SP) e São Paulo (SP).

As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 31 de maio.

O grupo sai de São Paulo com destino a Beijing no dia 2 de julho.

Mesmo com choque cultural e barreiras como a dificuldade no idioma e a culinária exótica, estudantes brasileiros se interessam cada vez mais por conhecer o gigante misterioso que é a China.

Em julho de 2012, 15 jovens brasileiros passaram 30 dias em Beijing. O grupo fez parte da 7ª edição do Intercâmbio de Férias na China, projeto organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) e a Beijing Language and Culture University (BLCU).

A estudante Mauridete de Oliveira Dias define a viagem como uma experiência maravilhosa. “É certo que deparei com muitas situações diferentes das que estava acostumada no Brasil, mas nada supera a emoção de estar em um país de cultura milenar. Os costumes são muito diferentes, mas quando você se aproxima percebe a receptividade do povo chinês.”

Para ela, um dos pontos mais marcantes foi a visita à Grande Muralha. “Um cenário que até então estava só nos meus sonhos... A sensação de estar lá é indescritível. Foi como se eu, a partir daquele momento, também fizesse parte da sua história.”.

“Quanto ao intercâmbio, atendeu minhas expectativas. O ambiente da universidade é muito propício para o aprendizado, já que ela oferece toda a infraestrutura necessária para o bem-estar dos estudantes, além da oportunidade de interação com pessoas de várias partes do mundo”, finaliza.

Para a intercambista Fernanda Cita Giora, moradora de Londrina, no Paraná, conhecer a China sempre foi um sonho. A viagem deixou marcas de simplicidade, inteligência e sabedoria em sua vida profissional e pessoal.

“Visitar pontos turísticos e templos foi fantástico. E também ver o centro financeiro de Shanghai. O que mais me impressionou foi a rapidez com que foi construído. Os EUA levaram 100 anos para construir seu centro financeiro; Shanghai levou 10!”, admira-se. “Um mês é muito pouco para se conhecer a China e o idioma, por isso tenho planos de voltar em breve e passar três meses estudando e visitando outros pontos turísticos. Agradeço a CBCDE pela oportunidade e recomendo uma visita a todos os meus amigos.”

De acordo com o diretor-geral da CBCDE, Tang Wei, a continuidade do projeto é certa. “Agora estamos organizando a 8ª edição do programa, para o mês de julho de 2013”, afirma. “Vale lembrar que desde a primeira edição do intercâmbio, em 2009, a CBCDE já levou mais de 135 estudantes de vários estados, que viveram uma grande experiência educacional e cultural na China”, destaca.

A Beijing Language and Culture University (BLCU) é reconhecida pelo Ministério da Educação da China como a única universidade internacional com foco principal no ensino da língua e da cultura chinesa para estrangeiros. Possui ótima infraestrutura: biblioteca com mais de 700 mil títulos, livrarias, bancos e caixas eletrônicos, hospital universitário, lojas de conveniência, restaurantes orientais e ocidentais, café e lanchonetes, piscina, pista de corrida, ginásio, campo de futebol e quadras de vôlei, basquete, tênis e tênis de mesa.

Os participantes do intercâmbio ficam alojados no próprio campus da universidade e têm aulas de economia, política, relações internacionais e ambiente de negócios na China. São ministradas também aulas de mandarim (gramática e conversação) e de cultura chinesa, como o kung fu (luta) e pintura de máscaras. Todas as aulas são em inglês.

Os alunos também têm oportunidade de saborear pratos típicos da gastronomia chinesa, assistir os melhores espetáculos e visitar os mais importantes pontos turísticos da capital da China, dentre eles a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Templo do Céu, a Grande Muralha, o Templo de Confúcio, a Academia Imperial, o Palácio de Verão, o Mercado da Seda e o zoológico (para ver o panda), além de conhecer o 798 Art District, antigo complexo industrial transformado em espaço de importantes galerias de arte contemporâneas, e de ir a shows de acrobacia e de kung fu.

O programa oferece, ainda, o acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem, palestras com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex/China), com foco no comércio entre os dois países, e visita a uma fábrica.

Visita as cidades de Shanghai e Abu Dhabi

O grupo sai de São Paulo no dia 2 de julho e desembarca em Shanghai no dia 4. Durante três dias será possível visitar e conhecer pontos turísticos da cidade, como o Jardim Yu Yuan, o palácio de verão construído em 1559 pelo governador de Shanghai sob a dinastia Ming, a Torre Pérola do Oriente – famosa torre de televisão com 468 metros de altura localizada no distrito de Pudong, ao lado do Rio Huangpu – e a Nanjing Road, principal rua comercial da cidade; haverá também um dia livre. No dia 7 todos embarcam de avião rumo a Beijing.

Após o fim das aulas, no dia 1º de agosto o grupo segue para Abu Dhabi, onde passa dois dias. A programação inclui visitas à grande mesquita de Sheik Zayed – uma das mais bonitas obras da arquitetura islâmica –, construída em homenagem ao falecido xeque Zayed Bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes, ao Heritage Village, museu onde está à mostra uma réplica de um vilarejo de pescadores, e a tendas beduínas, para uma pequena apresentação da vida cotidiana no deserto, além de um dia livre. No dia 3 o grupo embarca de volta para São Paulo.

O intercâmbio está aberto a graduados e alunos de graduação em qualquer área de formação com conhecimento avançado de inglês e maiores de 18 anos.

As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 31 de maio.

Investimento

Pacote da CBCDE de US$ 4.999,00

Estão incluídos no pacote:

Hospedagem em apartamento duplo no campus da universidade

Curso de 3 semanas de aulas

Carteira de estudante chinesa

Material didático e certificado do curso na BLCU

Ingressos e traslados a todos os passeios programados

Almoços e jantares em restaurantes típicos chineses conforme na programação dos passeios de sábado

Acompanhamento de um representante da CBCDE durante toda a viagem

Palestra no escritório da Apex/China

Visita a uma fábrica

Viagem de avião de Shanghai a Beijing (passagem, hospedagem e passeios programados incluídos)

Não estão incluídos no pacote:

Taxas de embarque

Seguro saúde

Almoços e jantares fora da programação

Vistos consulares

Taxa de inscrição do intercâmbio

Despesas pessoais

Informações e inscrições:

Pelo telefone (11) 3082-2636 ou pelo e-mail cbcde@cbcde.org.br

cgs comunicação
Fonte cgs comunicação 20/05/2013 ás 12h

Compartilhe

Câmara Brasil-China organiza a 8ª edição do intercâmbio de férias na China