Cálculo de biomassa florestal nas Américas do Sul e Central é tema de encontro

Fonte Serviço Florestal Brasileiro 26/05/2013 às 21h

O Serviço Florestal Brasileiro participou até quinta-feira, 23/05, em Turialba, na Costa Rica, do Workshop técnico regional sobre volume de árvores e equações alométricas nas Américas do Sul e Central. “O encontro busca apresentar o estado da arte para estimar os estoques de madeira, biomassa e carbono na América Latina, identificar os vazios de informação e as ações necessárias para diminuir as incertezas dessas estimativas”, afirma o gerente de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Daniel Piotto.

As discussões sobre cálculo de biomassa estão embasadas na necessidade de se conhecer, com precisão, o volume de biomassa florestal, considerando o contexto de mudanças climáticas. As florestas desempenham um importante papel no estoque de carbono, e os incentivos à sua conservação e uso sustentável ajudam tanto a mantê-lo quanto a evitar novas emissões de gases do efeito estufa, uma vez que a degradação florestal é uma das principais fontes desses gases, ao lado da queima de combustíveis fósseis.

No Brasil, o Inventário Florestal Nacional (IFN), conduzido pelo SFB, será um importante instrumento para obter informações mais detalhadas sobre os estoques de biomassa e para seu monitoramento, dada a periodicidade quinquenal do IFN.

O Workshop é promovido pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie) e Programa das Nações Unidas para a Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (UN-Redd), entre outros.

Serviço Florestal Brasileiro
Fonte Serviço Florestal Brasileiro 26/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Cálculo de biomassa florestal nas Américas do Sul e Central é tema de encontro