CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza

Fonte Agência Senado 02/03/2013 às 10h

Recém-eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos econômicos (CAE), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) fez, nesta sexta-feira (1º), uma previsão dos temas importantes a serem tratados pelo colegiado nos próximos dois anos.

Segundo ele, os parlamentares terão que enfrentar questões relevantes como a repactuação das dívidas dos estados e dos municípios, a unificação do ICMS, a revisão do pacto federativo, bem como a adoção de medidas de incentivo à produtividade e a eficiência de diferentes setores da economia nacional.

- Trata-se de uma agenda legislativa intensa e importante para aprimorar o pacto federativo. A CAE vai realizar debates e votar matérias que promovam a eficiência e melhora do ambiente econômico do Brasil - disse.

Elogios

Sérgio Souza elogiou a condução da política econômica por parte do governo e ressaltou que a economia brasileira mantém-se solida mesmo após crise americana de 2008 e a atual crise dos países da Zona do Euro.

Segundo ele, mesmo com crescimento baixo, é preciso considerar outras variáveis macroeconômicas positivas, como a baixa taxa de desemprego de 5%:

- A Grécia está com 27%; a Espanha, com 26%; sem falar em vários outros países europeus, com índice acima de 20% - lembrou.

O senador destacou ainda os US$ 380 bilhões em reservas do Brasil e o fato de o país ser atualmente o terceiro maior credor dos Estados Unidos, atrás apenas de China e Japão.

- Éramos reféns do Fundo Monetário Internacional [FMI] até há poucos anos. É indiscutível o êxito do governo em evitar que a crise internacional provoque reflexos danosos ao país - constatou.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 02/03/2013 ás 10h

Compartilhe

CAE terá papel importante na revisão do pacto federativo, afirma Sérgio Souza