Cadernos de Saúde Pública debate a comercialização do cuidado de saúde

Fonte Informe Ensp 27/05/2013 às 11h

 

Está no ar on-line o volume 29, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública. No editorial, a publicação discute a comercialização do cuidado de saúde. Segundo a editora Claudia Travassos, no Brasil são recorrentes as tentativas de setores empresariais da saúde de pressionarem os governos para aumentar os subsídios a um campo já fortemente apoiado. "O crônico subfinanciamento do SUS associado ao aumento de incentivos aos planos privados de saúde colocam em risco a sobrevivência do sistema público. Representam políticas que rompem frontalmente com o princípio constitucional de acesso universal e igualitário aos cuidados de saúde", analisou.

De acordo com a apresentação do periódico, a privatização do cuidado de saúde em países reconhecidos por seus sistemas públicos, como Inglaterra, Espanha e Suécia, representa uma ameaça ao direito à saúde. Em muitos casos, a crescente comercialização da saúde tem se dado de modo dissimulado, e a produção científica tem um papel crítico no estímulo e aprofundamento deste debate.

O artigo Incidência, morbidade hospitalar e mortalidade por câncer em adultos jovens no Brasil, de autoria dos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sabrina da Silva Santos, Leticia Rodrigues Melo, Rosalina Jorge Koifman e Sergio Koifman, tem como objetivo explorar a distribuição de câncer em adultos jovens no Brasil. Foi realizado um estudo descritivo da incidência,em capitais selecionadas, da morbidade hospitalar e da mortalidade, no Brasil e capitais selecionadas, por câncer aos 20-24 anos, no período de 2000-2002, e da evolução das taxas de mortalidade por câncer no Brasil no período de 1980-2008, na mesma população. Em conjunto, os resultados apresentados retratam um padrão epidemiológico de câncer em adultos jovens no Brasil com características regionais de distribuição.

Veja a íntegra do volume 29, número 5 da revista Cadernos de Saúde Pública.

Cadernos de Saúde Pública

A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos, passou a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.

Informe Ensp
Fonte Informe Ensp 27/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Cadernos de Saúde Pública debate a comercialização do cuidado de saúde