Brasília consegue uma sequência importante no último quarto e estreia com vitória a série diante do Pinheiros

Fonte Liga Nacional de Basquete 19/05/2012 às 9h

Brasília consegue uma sequência importante no último quarto e estreia com vitória a série diante do Pinheiros

O Uniceub/BRB/Brasília estreou com vitória na série semifinal do NBB diante do Pinheiros/SKY. Nesta sexta-feira, o time de Brasília superou os paulistas, por 90 a 77, e abriu 1 a 0 no confronto. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O armador do Brasília, Nezinho, foi o cestinha do jogo, com 22 pontos. Além dele, a dupla Alex e Guilherme Giovannoni também contribuíram com 18 e 17 pontos, respectivamente. Pelo Pinheiros, o principal destaque foi o ala/pivô Olivinha, que anotou um duplo-duplo de 21 pontos e 12 rebotes.

O jogo começou bastante nervoso, com ambas as equipes tendo dificuldades de pontuar nos primeiro minutos. O Pinheiros, no entanto, aproveitou melhor os contra-ataques e com uma bandeja rápida do ala/pivô Olivinha abriu 10 a 4 no placar. Aos poucos, o Brasília foi se encontrando em quadra e, liderados pelo armador Nezinho, equilibrou as ações no primeiro quarto, que terminou com vitória paulista por 18 a 16.

As duas equipes mantiveram o confronto bastante equilibrado no segundo quarto. O ala do Brasília, Alex, explorou as penetrações na defesa do adversário e recebeu muitas faltas. Com isso, o capitão brasiliense anotou oito dos 10 pontos dele no período. Pelo Pinheiros, o ala/pivô Olivinha foi quem se destacou no ataque, com nove pontos. No final da etapa, vitória dos donos da casa por 41 a 38.

A cada ataque, as equipes exigiam mais uma das outras. Enquanto o ala Shamell chamava o jogo pelo Pinheiros, Guilherme Giovannoni e Nezinho comandavam o ataque brasiliense. As equipes trocaram a liderança no marcador durante todo o terceiro quarto, mas após um arremesso do meio da quadra de Nezinho, no estouro do cronômetro, o Brasília foi para o último quarto vencendo por 64 a 62.

Com o apoio de mais de oito mil pessoas que compareceram ao Ginásio Nilson Nelson, o Brasília cresceu nos primeiros minutos da etapa final e, logo, abriu 10 pontos de vantagem (78 a 68). O Pinheiros não se abalou e chegou a baixar a diferença para três pontos (78 a 75). Só que logo após esse momento, Alex marcou seis pontos consecutivos que deixaram o mandante com uma boa margem para os minutos finais. Apesar de ter totais condições de se recuperar, a equipe paulista sentiu o golpe e, após a desqualificação do armador Paulinho Boracini, não conseguiu mais reagir.

“A partida foi equilibrada, mas acho que no final tivemos uma sequência boa de pontos que desestabilizou o time deles um pouco. Foi um passo importante para gente, mas temos que manter o pensamento de que ainda faltam dois jogos para conseguirmos nosso objetivo”, comentou o armador do Brasília, Nezinho.

Apesar da derrota, o Pinheiros sabe que ainda tem a vantagem de poder jogar três jogos em casa na série. Os Jogos 2 e 3 do confronto serão disputados no próximos domingo (dia 20) e terça-feira (22), em São Paulo.

“Foi um grande jogo e bastante equilibrado até o meio do último quarto. Sabíamos que não seria fácil jogar na casa deles, mas temos, agora, que focar os dois próximos jogos em São Paulo para podermos virar a série”, afirmou o pivô do Pinheiros, Fiorotto.

Liga Nacional de Basquete
Fonte Liga Nacional de Basquete 19/05/2012 ás 9h

Compartilhe

Brasília consegue uma sequência importante no último quarto e estreia com vitória a série diante do Pinheiros