Brasileiros do judô conquistam posições no ranking mundial

Fonte Ascom – Ministério do Esporte* 27/02/2013 às 16h

Brasileiros do judô conquistam posições no ranking mundial

Após os recentes resultados em competições internacionais, os atletas brasileiros do judô têm agora mais um motivo para comemorar. Com a atualização do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) sete brasileiros ganharam posições na classificação. Alguns deram um salto de quatro lugares no ranking.

Com a conquista da medalha de prata no Grande Prêmio de Dusseldorf no último fim de semana, o judoca Diego Santos subiu quatro colocações, passando para o 12º lugar e se aproximando do Top 10 da categoria. Além de Diego, que é beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, mais dois atletas subiram quatro posições: Bruno Mendonça (73 kg) – que subiu ao pódio duas vezes nas últimas competições internacionais – e o bolsista Tiago Camilo (90 kg). Os atletas passaram a ocupar a sétima e a oitava colocação em suas categorias respectivamente.

Ainda no masculino, Renan Nunes (100 kg) e David Moura (+100 kg) também subiram uma posição. Entre as mulheres, Ketleyn Quadros (57 kg) e Eleudis Valentim (52 kg) estão na nona posição nas suas categorias, subindo uma posição.

Os destaques brasileiros no ranking continuam sendo Sarah Menezes, que lidera a categoria até 48kg, e Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70 kg), vice-líderes em seus respectivos pesos. Érika Miranda (52kg) foi ultrapassada pela jovem Majlinda Kelmendi, do Kosovo, campeã em Dusseldorf e prata em Paris, e agora é a terceira colocada. No peso pesado feminino (+78kg), Maria Suelen Altheman, campeã no GP de Dusseldorf, manteve a terceira posição, mas se aproximou de Ydalis Ortiz (CUB) e Megumi Tachimoto (JPN), primeira e segunda colocadas, respectivamente. Rafael Silva também continua em terceiro entre os pesados (+100kg), enquanto Mayra Aguiar (78kg), que só deve voltar a competir em abril, caiu para a quarta posição.

O Brasil tem ainda mais quatro atletas na zona de classificação olímpica (até o 14º lugar para as mulheres e até o 22º para os homens): Gabriela Chibana, 13ª colocada na categoria até 48kg; e Rafaela Silva, 6ª na 57 kg. Entre os homens, Leandro Cunha (66 kg) é o 14º e Marcelo Contini (73 kg), o 17º.

As seleções brasileiras masculina e feminina de judô passam agora por um período de treinos na Alemanha. De lá, as mulheres seguem para a República Tcheca, onde disputarão o Aberto da Europa de Praga, nos dias 2 e 3 de março, enquanto os homens vão para o Aberto da Europa de Varsóvia.


*Com informações da CBJ

Ascom – Ministério do Esporte*
Fonte Ascom – Ministério do Esporte* 27/02/2013 ás 16h

Compartilhe

Brasileiros do judô conquistam posições no ranking mundial