Brasileiro conquista o Campeonato Sul-Americano de Optimist

Fonte Veleiros do Sul 01/04/2013 às 17h

O gaúcho Gabriel Lopes conquistou o título do Campeonato Sul-Americano da classe optimist, disputado no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, no fim de semana. Na classificação geral, o primeiro lugar ficou com o norte-americano Ivan Shestopalov, que por pertencer a um país convidado não disputou o troféu. O terceiro lugar ficou com o argentino Fausto Peralta. A classe optimist é uma das mais populares da vela, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança.

A delegação brasileira contou com 30 velejadores de cinco estados. Participaram 144 velejadores de 14 países: Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O Sul-Americano foi promovido pelo Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA).

Gabriel, 12 anos, comemorou o título continental. “Fui tranquilo e procurei fazer uma boa regata e voltei com sentimento de campeão”. O velejador lamentou o desempenho ruim na penúltima regata, na sexta-feira (29.03), quando chegou em 31º e perdeu a liderança da prova. “O campeonato foi bom, mas difícil para todos por causa das condições de vento rondado. Consegui manter uma média boa de resultados”, contou Gabriel que é o atual vice-campeão brasileiro de optimist.


Veleiros do Sul
Fonte Veleiros do Sul 01/04/2013 ás 17h

Compartilhe

Brasileiro conquista o Campeonato Sul-Americano de Optimist