Brasil sobe no ranking da tecnologia da informação

Fonte Ideia Casada 22/04/2013 às 8h

Para Adriana Lima, diretora da Telmart Integração, cursos a distância contribuem para qualificar mão de obra no setor

O Brasil subiu cinco posições em relação ao ano passado no relatório global de tecnologia da informação divulgado, recentemente, pelo Fórum Econômico Mundial. O país ocupa agora a 60ªposição. O ranking estuda os impactos causados pelas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento socioeconômico em 144 países.

O aumento da oferta e do acesso à infraestrutura da Tecnologia da Informação e Comunicação no país é apontando por especialistas como responsável por este crescimento. No entanto, para continuar crescendo, o Brasil precisa superar os gargalos da falta de mão de obra qualificada para aproveitar os novos modelos de negócios que estão surgindo com o avanço tecnológico.

Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil é superado por Chile, Porto Rico, Barbados, Panamá, Uruguai e Costa Rica, embora tenha uma das mais sólidas economias do continente.

“A formação de profissionais capazes de aproveitar esse crescimento passa pelo uso eficaz das tecnologias da informação e comunicação em programas de educação a distância, um modelo em curva ascendente de crescimento no Brasil. Os cursos EAD possibilitam a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, em que os alunos podem trocar experiências com especialistas do mundo todo”, afirma Adriana Lima, diretora executiva da Telmart Integração.

Esse é o primeiro passo para acelerar a integração entre as universidades e o mercado, que demanda por uma formação cada vez mais dinâmica, aberta ao diálogo e à pesquisa por soluções com aplicação prática e imediata.

Ideia Casada
Fonte Ideia Casada 22/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Brasil sobe no ranking da tecnologia da informação