Brasil oferece destinos perfeitos para pais e filhos

Fonte Portal Brasil* 08/08/2014 às 21h
Neste domingo (10) é celebrado o Dia dos Pais. E uma das opções para homenageá-los é presentear o pai e a família com um passeio ou viagem. As proporções continentais do Brasil e as riquezas naturais, culturais e históricas tornam a escolha de destino bem democrática. Pensando nisso, o Portal Brasil selecionou dicas de roteiros para diferentes tipos de pais.



Para aquele papai que precisa relaxar, a dica são os Jardins Botânicos espalhados pelo País. Localizados em centros urbanos, esses espaços têm como principal objetivo a conservação e exposição de diferentes espécies de fauna e flora, além de exercer papel de pontos turísticos em muitas capitais brasileiras.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o mais antigo do país, foi criado em 1808, por D. João VI, para receber as mudas de espécies que vinham da Europa. No local é possível encontrar mais de 8000 tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. O parque promove estudos de vegetais das diversas regiões do país, numa área total de 137 alqueires.

Com 360 mil metros quadrados de áreas verdes, o Jardim Botânico de São Paulo é um dos pontos turísticos da capital paulista. O local serve como abrigo para animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, que vivem soltos na área, além de possuir coleções de plantas exóticas e nativas dentro da reserva de Mata Atlântica.

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba possui uma estufa de vidro com 450 metros quadrados, inspirada no Palácio de Cristal de Londres que abriga uma enorme variedade de plantas e flores. Seu nome oficial homenageia a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter. Com uma área de 178 mil metros quadrados, dos quais 40% são ocupados por florestas remanescentes de vegetação regional, o local possui ainda lagos, trilhas e um grande jardim.

Fundado em 1985, o Jardim Botânico de Brasília Tem como objetivo conservar a flora do cerrado e conscientizar a população sobre a importância da flora e da fauna. Composto por trilhas, laboratório, herbário, um jardim de cheiros e um mirante, além de também uma escola de educação ambiental e viveiros de orquídeas.

Um dos mais belos pontos turísticos de Belém, o Jardim Botânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves foi fundado pelo Barão de Marajó e possui um pedaço da Floresta Amazônica no centro urbano da capital paraense. Com uma extensão de 150 mil metros quadrados, possui um viveiro de pássaros e abriga diversos animais em extinção, além de um orquidário, aquário e um lago que proporciona passeios em canoas.



Se o seu pai é mais do estilo intelectual, a dica é Inhotim, em Minas Gerais. Considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo, Inhotim (MG) é um lugar em contínua transformação, onde a arte convive em relação harmônica com a natureza. O jardim fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.

O Instituto Inhotim tem um acervo de arte com aproximadamente 500 obras de 100 artistas, de 30 nacionalidades, entre eles: Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken e Janet Cardiff. O acervo abrange escultura, instalação, pintura, desenho, fotografia, filme e vídeo.

As obras são expostas em galerias e espalhadas pelos jardins, que teve o seu projeto inicial inspirado na obra de Burle Marx. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.

Em Inhotim, os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados. O Restaurante possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da instituição. O cardápio é formado por um excelente e variado bufê de saladas, pratos à lá carte, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos.


Chapada das Mesas é uma ótima opção para a família aventureira e que gosta de caminhar e apreciar a natureza. Localizado no centro-sul do Maranhão, nos municípios de Carolina, Estreito e Riachão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma das mais belas paisagens do Brasil e possui também uma riqueza enorme em espécies vegetais e animais.

Criado em 2005 com o objetivo de ampliar a proteção aos biomas do cerrado, o parque conta hoje com uma área de 160 mil hectares e é um dos principais roteiros de turismo de aventura no estado.

Durante os passeios, os visitantes encontrarão muitas cachoeiras de águas mornas, trilhas ecológicas, além de poder conferir num só lugar três tipos de biomas: Amazônia, caatinga e cerrado.

Para quem gosta de caminhada, a Chapada das Mesas oferece belas opções de trilhas e passeios com direito a lindas paisagens. Na Cachoeira de Pedra Caída o visitante encontra uma bela piscina natural formada entre os paredões rochosos. Já no Morro das Figuras o visitante encontra inscrições rupestres.


*Com informações do Blog do Turismo
Portal Brasil*
Fonte Portal Brasil* 08/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Brasil oferece destinos perfeitos para pais e filhos