Brasil firma termos de cooperação em tecnologia naval e de petróleo com Japão

Fonte Agência Brasil 31/05/2012 às 22h

 

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou ontem, (31), que o ministro Fernando Pimentel assinou dois memorandos de entendimento na visita que fez ao Japão. Na última terça-feira (29), Pimentel e o ministro japonês da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, Takeshi Maeda, assinaram documento que prevê transferência de tecnologia entre os dois países na área naval.

O memorando, com validade prevista de cinco anos, é parte do esforço brasileiro para importar e desenvolver tecnologia em um setor que deverá passar por grandes transformações com o início da exploração de petróleo da camada do pré-sal. Pimentel estima que nos próximos seis anos o Brasil precisará de aproximadamente 5 mil embarcações – sondas de extração de alta complexidade e barcos de apoio – para exploração de petróleo em águas profundas.

Ontem (30), ultimo dia da visita a Tóquio, Pimentel e o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Yukio Edano, participaram da assinatura de memorando para a associação entre as empresas SOG Óleo e Gás S/A, do Brasil, e Toyo Engineering Corporation, do Japão. As duas companhias vão atuar conjuntamente na construção e integração de plataformas marítimas brasileiras, a partir do próximo mês.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 31/05/2012 ás 22h

Compartilhe

Brasil firma termos de cooperação em tecnologia naval e de petróleo com Japão