Brasil e China instituem grupo de trabalho para ampliar a cooperação esportiva

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 22/05/2012 às 16h

Brasil e China instituem grupo de trabalho para ampliar a cooperação esportiva

O Ministério do Esporte do Brasil e a Administração Geral do Esporte da China (GASC) instituíram nesta terça-feira (22.05), em Pequim, o Grupo de Trabalho de Assuntos Esportivos da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Na ocasião, o grupo traçou um plano a ser executado pelos países nos próximos anos, no âmbito da cooperação esportiva.

A delegação brasileira, composta pelos secretários Nacionais de Futebol e de Alto Rendimento, Luis Paulino e Ricardo Leyser, respectivamente, e pelos assessores internacionais do Ministério do Esporte, embaixador Carlos Cardim e Ana Prestes, encontrou-se com o vice-ministro do GASC, Yan Shu`na, e diretores do grupo.

Yan Shu`an, que também é o vice-presidente do Comitê Olímpico Chinês, disse que sempre apoiou a candidatura do Brasil à sede das Olimpíadas e que acredita no sucesso da organização dos Jogos do Rio, em 2016. Ele ressaltou a importância de realizar o evento pela primeira vez no Brasil e na América do Sul.

Ele deu cinco conselhos aos brasileiros: cuidar da infra-estrutura e dos estádios; ter um sistema fluido de organização; ser um bom anfitrião, com população entusiasmada e bom desempenho de sua equipe; fazer uma boa comunicação e divulgação geral do evento; e cuidar com sabedoria dos custos operacionais.

O secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, agradeceu o apoio recebido desde o início da candidatura do Rio e parabenizou os chineses pela belíssima realização dos Jogos de Pequim, em 2008. Já o secretário de Futebol, Luis Paulino, ressaltou a disposição do Brasil de organizar um plano plurianual Brasil-China de expansão, qualificação e popularização do futebol no país asiático. Ele fez um convite para uma missão especializada chinesa colaborar na construção dos eventos esportivos que terão sede no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Foi também definida a expansão da cooperação no esporte de alto rendimento, no esporte de participação, no meio universitário, no desenvolvimento da ciência e da tecnologia esportiva e na dimensão cultural dos eventos esportivos. Durante a semana, o grupo ainda cumprirá agenda de reuniões e visitas a instalações de alto rendimento, como o Centro de Treinamento Nacional da China.

A instalação do grupo vem sendo preparada desde a última visita da presidenta Dilma Rousseff à China, em abril de 2011, quando foi assinado um Acordo de Cooperação para Grandes Eventos Esportivos entre os dois países.

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 22/05/2012 ás 16h

Compartilhe

Brasil e China instituem grupo de trabalho para ampliar a cooperação esportiva