Brasil é campeão Pan-Americano de Handebol de Areia

Fonte Photo&Grafia Comunicação 24/03/2013 às 12h

 

Equipe venceu a Venezuela na final por 2 sets a 0, em partida realizada neste sábado (23), em Mar del Plata, na Argentina

Mar del Plata (ARG) - A Seleção Brasileira Masculina de Handebol de Areia conquistou, pela sexta vez, o título do Campeonato Pan-Americano. Neste ano, a competição foi realizada entre os dias 20 e 23 de março, na praia Punta Inglesia, em Mar del Plata, na Argentina. A equipe do técnico Antônio Guerra Peixe venceu a Venezuela na partida final por 2 sets a 0, com direito a gol de ouro no segundo período. Esta competição é classificatória para os World Games, que serão disputados na Colômbia. Mesmo já tendo vaga garantida na competição, por ser o atual campeão mundial, o Brasil fez questão de ir em busca do título Pan-Americano.

Esta foi a partida mais disputada da equipe brasileira na competição. Após vencer a própria Venezuela com um pouco mais de facilidade na fase classificatória (2 sets a 0, com parciais de 18 a 17 e 20 a 12), os brasileiros encontraram um time mais forte e bem preparado. O Brasil saiu na frente e abriu o marcador, mas não demorou muito para os adversários empatarem. A partida seguiu em igualdade, com as equipes perdendo chances de gol. O goleiro venezuelano fez boas defesas e dificultou o trabalho brasileiro. No fim do primeiro set, o Brasil conseguiu abrir vantagem e fechar em 24 a 18.

No retorno, a Venezuela abriu o placar e chegou a fazer 8 a 0. O Brasil conseguiu igualar com gols de Jarison Pereira e Wellington Esteves, mas a Venezuela não deixou por menos e marcou novamente. Foi um set bastante difícil para o Brasil, que ficou atrás no marcador em boa parte do tempo. No fim, conseguiu novamente empatar e fechar em igualdade, com 16 pontos para cada lado. Com esse resultado, a partida foi para o gol de ouro e os brasileiros levaram a melhor. Naílson Amaral mandou a bola para o fundo da rede e desempatou.

De acordo com o técnico do Brasil, Antônio Guerra Peixe, a partida deste sábado foi difícil. "A Venezuela é uma equipe excelente, apresenta um nível muito alto e tem condições técnicas para disputar qualquer campeonato. O primeiro set foi complicado e o segundo mais ainda, mas tudo isso estava dentro do previsto. Em alguns momentos, os nossos atletas mais novos sentiram a pressão de disputar uma final pela primeira vez. O mais importante é que saímos daqui com mais essa vitória", disse Guerra.

Um dos estreantes na competição foi Marcus Vinícius Lemos Domingues, do Rio Handbeach/CG (RJ). Segundo o jogador, a sensação de representar o Brasil e já poder levantar a taça é inexplicável. "O grupo todo foi muito acolhedor comigo. Estar aqui e ainda sair com a vitória é a realização de um sonho. Estou muito feliz em poder contribuir com mais essa vitória do handebol de areia brasileiro", disse o atleta de 23 anos.

Além da conquista do título, o Brasil ainda contou com destaques individuais na competição. Nailson de Souza do Amaral, do Handebol Clube da Paraíba (PB), foi eleito o melhor atleta do campeonato e o melhor armador direito. Já Thiago Luiz Gusmão, do Rio Handbeach/CG (RJ), foi o melhor armador esquerdo, e Diogo Silva Vieira, do PMG (SP), o melhor defensor.

Antes da partida final, a Argentina venceu o México por 2 sets a 0 e ficou com o quinto lugar, enquanto o Uruguai passou pelo Paraguai, também por 2 a 0, e ficou com o bronze.

Gols do Brasil: Jarison (14), Nailson (9), Wellington (8), Davi (4), Thiago (4) e Danilo (2).

Seleção Brasileira Masculina de Handebol de Areia
Comissão técnica

Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe
Assistente Técnico: Antônio Djandro Nascimento
Diretor de Seleções: Stanley Ramos Mackenzie
Fisioterapeuta: Flávia Rocco

Danilo Andrade dos Santos Eugênio - PMG (SP)
Davi Costa Semenho do Nascimento - Rio Handbeach CG (RJ)
Diogo Silva Vieira - PMG (SP)
Jadson Félix da Silva Júnior - Handebol Clube da Paraíba (PB)
Jarison Ribeiro Pereira - Handebol Clube da Paraíba (PB)
Marcus Vinícius Lemos Domingues - Rio Handbeach/CG (RJ)
Nailson de Souza do Amaral - Handebol Clube da Paraíba (PB)
Pedro Luiz Salvador Wirtzbiki - Niterói Rugby Futebol Clube (RJ)
Thiago Luiz Gusmão - Rio Handbeach/CG (RJ)
Wellington de Novais Alves Esteves - Handebol Clube da Paraíba (PB)

Quarta-feira (20)
Paraguai 0 x 2 Venezuela
Brasil 2 x 1 Uruguai
Argentina 2 x 0 México

Quinta-feira (21)
Uruguai 2 x 0 México
Brasil 2 x 0 Venezuela
Paraguai 2 x 1 Argentina
Venezuela 2 x 0 México
Brasil 2 x 0 Paraguai
Uruguai 2 x 1 Argentina
Sexta-feira (22)
Brasil 2 x 0 México
Uruguai 2 x 0 Paraguai
Venezuela 2 x 0 Argentina
Paraguai 2 x 0 México
Uruguai 1 x 2 Venezuela
Brasil 2 x 0 Argentina

Sábado (23)
Argentina 2 x 0 México
Uruguai 2 x 0 Paraguai
Brasil 2 x 0 Venezuela

Os Correios são o patrocinador oficial do Handebol do Brasil, a ASICS é a marca oficial de material esportivo e a Penalty a fornecedora de bolas

Photo&Grafia Comunicação
Fonte Photo&Grafia Comunicação 24/03/2013 ás 12h

Compartilhe

Brasil é campeão Pan-Americano de Handebol de Areia