Bosque da Ciência do Inpa é o 3º melhor zoológico do Brasil

Fonte Inpa 22/08/2014 às 14h
O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi avaliado como o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul no Prêmio Traveleres' Choice 2014 anunciados pelo site de viagensTripAdvisor. O espaço de visitação pública do Instituto está localizado na área central urbana da cidade de Manaus (AM) e recebe cerca de 140 mil visitas por ano.

Segundo o coordenador do Bosque, Jorge Lobato, a premiação é mais um motivo para celebrar. “Esse é o resultado de um esforço institucional,[desde a construção do] maior instrumento de difusão científica que é o Bosque da Ciência”, diz Lobato.

O coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, ainda lembra que o Bosque também já foi premiado em outras ocasiões, entre eles, foi escolhido durante a Copa do Mundo como um dos 10 lugares para se visitar em Manaus. “Isso demonstra que outras pessoas estão valorizando [o Instituto] e a prova disso é este prêmio da TripAdvisor, um site internacional que tem milhões de acessos.”

A premiação Traveleres' Choice reconheceu as principais atrações em todo o mundo com base nas milhões de avaliações e opiniões feitas no site TripAdvisor. Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações de zoológicos e aquários ao longo de 12 meses.

Estrutura

O Bosque da Ciência vem passando por um processo de revitalização e ampliação da infraestrutura, nos últimos anos, com o objetivo de garantir as melhorias necessárias para atender as demandas dos visitantes, principalmente no aspecto da acessibilidade. “É um esforço institucional que vem sendo feito nos últimos três anos, buscando apoio de emendas parlamentares, em Brasília”, explicou Lobato.

Entre os investimentos, consta a viabilização para obras de revitalização do sistema viário com a construção de uma trilha de 800 metros de comprimento por três metros de largura, que se estende desde o portão principal até o lago amazônico, local no qual se localizam os quelônios e peixes.

Atrativos

O Bosque da Ciência, inaugurado em 1º de abril de 1995, possui como atrativos turísticos e de entretenimento as trilhas educativas, a Casa da Ciência, tanque de peixe-boi, Viveiros das Ariranhas, Casa da Madeira, Casa de Roletes, Condomínio das Abelhas, Abraço da Morte (árvores), além da fauna livre como macacos, cutias, pássaros e preguiças.

Com área correspondente a aproximadamente 13 hectares, o espaço foi projetado e estruturado para fomentar e promover o desenvolvimento do programa de Difusão Científica e de Educação Ambiental do INPA, ao mesmo tempo preservando os aspectos da biodiversidade existente no local.

Entre os seus objetivos pretende oferecer à população uma nova opção de lazer com caráter sócio-científico e cultural, propiciando aos visitantes interesse pelo meio ambiente, além de oferecer atrativos turísticos e entretenimento.

Funcionamento

O espaço localizado na Av. Otávio Cabral, Manaus (AM), funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5.

Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 36343-3192 e 3312/ 3293.


Inpa
Fonte Inpa 22/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Bosque da Ciência do Inpa é o 3º melhor zoológico do Brasil