Bolsistas do remo e da canoagem sobem ao pódio em competições internacionais

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/05/2012 às 20h
O fim de semana foi de conquistas para os bolsistas do remo e da canoagem. Na Alemanha, a delegação brasileira conquistou duas medalhas na segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade 2012, competição que serviu como preparação para os atletas que já têm vaga garantida em Londres. Na suíça, a remadora Kyssia Cataldo – uma das 67 atletas beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte que já carimbaram o passaporte para as Olimpíadas deste ano – terminou a segunda Copa do Mundo de Remo, realizada no último final de semana (26 e 27.05), com a terceira colocação na final B.

Além de se classificar entre as 12 melhores da competição, a brasileira também quebrou o recorde da prova de single skiff, com o tempo de 7min35s. A marca anterior era de 7min44s, alcançados por Fabiana Beltrame no mundial do ano passado. A dupla de bolsistas Fabiana Beltrame e Luana Bartholo, no double skiff peso-leve, terminou a competição na quarta posição, também na final B. Venceram a prova China (7min10s), Canadá (7min12s69) e Austrália (7min12s89).

No quatro sem masculino peso-leve, a equipe formada por Ailson Silva, Celio Dias, João Hildebrando e Thiago Almeida tentou a vaga olímpica, mas terminou a final A na sexta colocação, sem conseguir o resultado que garantiria mais uma participação brasileira nos Jogos deste ano. Somente Estados Unidos e Holanda conseguiram vaga para Londres na competição.

Em Duisburg, na Alemanha, a delegação brasileira de canoagem também subiu ao pódio. Foram duas medalhas: uma de prata e uma de bronze na segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade 2012. A primeira medalha na competição veio com o bolsista Nivalter dos Santos, que garantiu um o bronze no C1 masculino 200m. O ouro ficou com o espanhol Alfonso Benavides e a prata com o alemão Stefan Kiraj.

A outra medalha brasileira veio no C2 masculino 200 m, com a dupla Erlon Silva e Ronilson Oliveira. O ouro ficou com os russos Viktor Melankiev e Nikolay Lipkin. Para os brasileiros – que já têm vaga garantida nos Jogos – a prova serviu como preparação olímpica.

Participaram da segunda etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade 2012 mais de 400 atletas de 57 países. A equipe brasileira segue agora para Moscou, na Rússia, onde disputará a terceira etapa da competição, entre os dias 1º e 3 de junho.


Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Bolsistas do remo e da canoagem sobem ao pódio em competições internacionais