Bolsistas do levantamento de peso ganham experiência no Campeonato Mundial Juvenil

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 15/05/2013 às 15h


Os atletas brasileiros foram destaque durante o Campeonato Mundial Juvenil de Levantamento de Peso, que terminou no último sábado (11.05) em Lima, no Peru. O Brasil foi representado pelos atletas Mateus Gregório, na categoria até 105 kg, e Letícia Cristina Laurindo, na categoria até 53 kg. A competição reuniu mais de 200 atletas de 52 países. Os brasileiros são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Os melhores resultados dos brasileiros vieram na disputa do arranco. A bolsista Letícia Laurindo (foto) terminou a prova com o nono lugar. Na classificação geral, somatória das provas arranco e arremesso, a brasileira terminou com 152 kg levantados, garantindo o décimo lugar na classificação geral. A campeã da categoria foi Alena Chychkan, da Bielorrússia, que levantou 199 kg.

No masculino, o bolsista Mateus Gregório, na categoria até 105 kg, ficou bastante próximo de conquistar uma medalha no campeonato. No arranco, o atleta terminou no quarto lugar, apenas seis quilos atrás do terceiro colocado. No arremesso, o atleta ficou com a oitava colocação, terminando com o sétimo lugar na classificação geral e o total de 353 kg levantados. O título da categoria ficou com o russo Rodion Bochkov, que levantou 374 kg.

Entenda a modalidade
O levantamento de peso é uma modalidade olímpica composta por duas provas: o arranco e o arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de peso é dividido em 15 categorias de peso corporal, sendo oito masculinas e sete femininas.

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 15/05/2013 ás 15h

Compartilhe

Bolsistas do levantamento de peso ganham experiência no Campeonato Mundial Juvenil