Bolshoi Brasil tem seu maior público na comemoração dos dez anos do Ministério do Turismo

Fonte Ascom/MTur 27/04/2013 às 9h

Bolshoi Brasil tem seu maior público na comemoração dos dez anos do Ministério do Turismo

Espetáculo da companhia levou 8 mil pessoas ao Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

Brasília (DF) – A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil arrancou aplausos de um público de cerca de 8 mil pessoas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na noite desta quinta-feira (25). O evento foi um convite a todos os brasilienses para a comemoração dos 10 anos de fundação do Ministério do Turismo. O espetáculo apresentado foi a grande suíte do balé Don Quixote, que contou com um elenco de 90 bailarinos.

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o setor turístico brasileiro ainda está em fase de amadurecimento. “A melhor maneira de festejar os 10 anos da pasta é oferecendo aos brasilienses um espetáculo que traga esse sentimento, representado por uma companhia de balé composta por pessoas que, diariamente, criam oportunidades”, registrou o ministro, que estava acompanhado dos três secretários da pasta: Valdir Simão, Vinícius Lummertz e Fábio Mota.

A apresentação teve entrada gratuita e os 5 mil ingressos disponibilizados ao público externo se esgotaram em apenas 5 horas após o início da distribuição – os outros 3 mil foram destinados aos servidores e colaboradores do MTur, com seus respectivos familiares.

Para Marcos Vinícius, bailarino que protagonizou o personagem Basílio, o número de pessoas na plateia impressionou. “Nunca tínhamos dançado para tanta gente assim. Essa multidão toda é incrível, porque representa um povo que realmente quer ver e conhecer a arte, e isso deve servir como estímulo para a promoção de mais eventos desse tipo”, argumenta.

Momentos marcantes do espetáculo, como a apresentação dos solos, conquistaram o gosto do público, que vibrou com as piruetas e os saltos dos bailarinos. Amanda de Moraes e Marcos Vinícius protagonizaram a montagem de "Don Quixote" relembrando traços marcantes da cultura espanhola, como a dança flamenca e o figurino típico do país.

A versão coreográfica apresentada é resultado da composição do coreógrafo russo Vladimir Vasiliev, eleito bailarino do século pela Unesco. Para a ocasião o Bolshoi Brasil apresentou uma versão reduzida da grande suíte, com apenas um dos três atos que a compõe originalmente, o que não diminui o brilho do espetáculo para o público.

Após passar quase duas horas na fila em busca de um ingresso, na segunda-feira, Rosângela de Souza comemorou. “Valeu a pena esperar. Eu sempre ouvia falar muito bem do Bolshoi, mas nunca consegui assistir a uma apresentação deles. Fiquei impressionada, foi um espetáculo de tirar o fôlego.”

Além do ministro Gastão Vieira e os secretários da pasta, o evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social); e dos ex-ministros do Turismo Walfrido dos Mares Guia e Luiz Barreto.

 

Ascom/MTur
Fonte Ascom/MTur 27/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Bolshoi Brasil tem seu maior público na comemoração dos dez anos do Ministério do Turismo