Bolsa Verde instala Comitê Gestor

Fonte Ascom - MMA 30/05/2012 às 20h

 


Martim Garcia/MMA
Foto Bolsa Verde instala Comitê Gestor
Colegiado terá a responsabilidade de fazer o planejamento do programa, e indicar as áreas prioritárias para implementação das ações

O Comitê Gestor do Programa de Apoio à Conservação Ambiental Bolsa Verde realizou reunião de instalação nesta quarta-feira (30/05), no Ministério do Meio Ambiente. Criada em setembro de 2011 pelo governo federal, a iniciativa concede, a cada trimestre, um benefício de R$ 300 às famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas socioambientais prioritárias. Na prática, pretende-se incentivar a conservação dos ecossistemas (manutenção e uso sustentável), a promoção da cidadania e melhoria das condições de vida e elevação da renda da população, com ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.

Participaram do encontro o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Cabral, que assumiu a condição de coordenador, e representantes dos ministérios da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário. Também estiveram presentes, como convidados, membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria do Patrimônio da União e Fundação Nacional do Índio (Funai).

MONITORAMENTO

O objetivo do comitê é aprovar o planejamento do Programa Bolsa Verde, compatibilizando o número de famílias beneficiárias com os recursos disponíveis, indicar áreas prioritárias para a implementação das ações, além da aprovação do regimento interno do Programa. Nesta primeira reunião do Comitê Gestor foi discutida a implementação dos programas de capacitação nos estados e estratégias de monitoramento dos resultados do Bolsa Verde e famílias beneficiadas. O grupo também começou a discutir o regimento interno do programa.

Para a diretora do Departamento de Extrativismo da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Cláudia Calório, com a instalação do Comitê, o Programa Bolsa Verde passa a ter uma instância de deliberação compartilhada. Inicialmente estão previstas reuniões mensais, até que seja aprovado o regimento interno, que definirá a periodicidade dos encontros.

Ascom - MMA
Fonte Ascom - MMA 30/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Bolsa Verde instala Comitê Gestor