Boa Vista Serviços: indicador Registro de Inadimplentes recua 0,4% em abril

Fonte Tamer Comunicação Empresarial 19/05/2013 às 11h
Indicador apresentou queda de 0,3% nos últimos 12 meses. Recuperação de Crédito registrou elevação de 2,6% em relação a março.
1. Registro de Inadimplentes:
15 de maio de 2013 - Dados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que a variação mensal de novos registros de inadimplentes foi de -0,4% em abril de 2013, descontados os efeitos sazonais. Este é o quarto recuo mensal consecutivo do indicador. Na comparação dos últimos 12 meses (mai/12 a abr/13) com os 12 anteriores (mai/11 a abr/12), o indicador apontou queda de 0,3%.
Beneficiados pelas melhores condições de crédito na economia, dos aumentos na renda da população e da manutenção da taxa de desemprego abaixo de sua média histórica, os registros de inadimplentes continuaram a apresentar em abril a tendência de queda iniciada no final de 2012. Apesar da recente reversão da política monetária, a Boa Vista avalia que as boas perspectivas do mercado de trabalho no Brasil para 2013 devem continuar, levando o indicador a encerrar o ano com números próximos aos de 2012.
O valor médio das dívidas incluídas em abril foi de R$1.432, 6,48% maior que o de março, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.
Regiões
Confrontando com março de 2013, as regiões Centro-Oeste e Nordeste foram as que apresentaram variações negativas, de -6,6% e -0,8%, respectivamente – expurgados os efeitos sazonais. O Sudeste apresentou um leve acréscimo de 0,1% de registros na mesma base de comparação.
Na comparação do acumulado dos últimos 12 meses em relação aos 12 meses anteriores a região Sul continua a apresentar a maior variação negativa com -2,6%, enquanto o Centro Oeste registrou elevação de 1,9%.
Varejo
Ao considerar apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional apresentou um aumento mensal de 1,4%, expurgados os efeitos sazonais. Comparando com o mesmo mês de 2012 houve um crescimento de 4,4%.

Nos 12s meses findos em abril de 2013, frente aos 12 encerrados em abril de 2012, o crescimento acumulado do indicador nacional foi de 1,9%, impulsionado, principalmente, pela elevação de 4,1% da região Sudeste.

Recuperação de crédito:
Brasil
O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 2,6% em abril de 2013 em relação a março, descontados os efeitos sazonais. Em relação a abril de 2012, houve elevação de 5,2%.
De forma equivalente ao que se constata no indicador de registros, as melhores condições do mercado de crédito e o aumento da população empregada continuam a contribuir positivamente para a recuperação de crédito em 2013. A Boa Vista Serviços espera que o indicador de recuperação de crédito mantenha, até o final de 2013, a dinâmica de elevação na mesma intensidade observada até abril. Assim, projeta-se para o ano um aumento de 4,5% em relação a 2012.
 
Regiões
Todas as regiões apresentaram acréscimos em seus indicadores na comparação com o mês imediatamente anterior, expurgados os efeitos sazonais, com evidência para o Centro-Oeste (5,0%), Nordeste (2,8%) e Sudeste (2,3%).
Quando confrontados aos números de abril do ano passado, entre todas as regiões, os principais avanços foram registrados no Nordeste e Norte, com crescimento de respectivamente 8,8% e 6,7%.
 
Varejo
O indicador que considera a recuperação de crédito apenas no varejo divergiu do indicador geral, e apresentou em abril uma retração de 7,2% em relação a março de 2013, descontados os efeitos sazonais. Contribuíram para a queda do indicador nacional todas as regiões, com destaque para Nordeste (-11,2%) e Sudeste (-7,2%).
Já no acumulado em 12 meses, comparado aos 12 meses anteriores, o indicador do varejo expandiu 10,9%. Nesta mesma base de comparação todas as regiões tiveram crescimento em seus indicadores destacando-se Nordeste e Sul, com 14,5% e 12,3%, respectivamente.
 
Sobre a Boa Vista Serviços
 
A Boa Vista Serviços é a administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), e coloca ao seu alcance as melhores soluções para a tomada de decisões de crédito e gestão de negócios. É uma empresa controlada por brasileiros e movimenta mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, com mais de 42 milhões de registros de transações de negócios.
 
A empresa possui serviços que ajudam o brasileiro a cuidar bem do seu nome, prevenindo-se contra fraudes e possibilitando usar o crédito de forma sustentável. A Boa Vista Consumidor Positivo é uma vertical da empresa que possui serviços voltados exclusivamente para o consumidor, como o programa “Acertando suas Contas”, primeira e maior iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no País; o serviço de utilidade pública “SOS Cheques e Documentos”, que aumenta a prevenção contra fraudes, e diversas iniciativas de Educação Financeira.
 
A Boa Vista Serviços é a única empresa do setor que permite ao consumidor consultar, gratuitamente, de qualquer lugar do país, se possui débitos ou pendências financeiras registradas em seu banco de dados, bastando acessar o site www.consumidorpositivo.com.br.
 
Também se destaca no mercado pela inovação, contínuo investimento em tecnologia e por sua presença em todo o território nacional, por meio de parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe, escritórios regionais, distribuidores e representantes. A companhia opera o Cadastro Positivo no país, contribuindo para que diferentes segmentos tracem suas estratégias de negócio a partir de uma melhor compreensão do mercado brasileiro.
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Fonte Tamer Comunicação Empresarial 19/05/2013 ás 11h

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