BNDES vai financiar diagnósticos de eficiência energética de micro, pequenas e médias empresas

Fonte Ambiente Energia 11/03/2013 às 20h

Objetivo é ampliar oferta de serviço especializado às empresas e aumentar a demanda de financiamentos para implantação de projetos de EE no país.

O Cartão BNDES passará a financiar Diagnósticos de Eficiência Energética para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Para tanto, está credenciando como fornecedores em seu portal de operações (www.cartaobndes.gov.br) Empresas de Serviços de Conservação de Energia, as chamadas ESCOs.

O objetivo é ampliar a oferta desse serviço especializado às MPMEs e, consequentemente, aumentar a demanda por financiamentos para implantação de projetos de eficiência energética no país.

O Diagnóstico que passa a ser financiado pelo Cartão BNDES pode apontar caminhos para que as MPMEs economizem até 30% de energia, percentual médio de desperdício do segmento apontado pelo Plano Nacional de Eficiência Energética publicado em 2011 pelo Ministério de Minas e Energia.

Para se credenciarem como fornecedoras, as ESCOs deverão atender aos critérios de qualificação do Programa QualiESCO, criado em 2010 por meio de cooperação entre a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), a Fundação Santo André e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Cabal – Outra novidade que amplia o arco de atuação do Cartão BNDES é a entrada da bandeira Cabal Brasil. Operacional desde o último dia 1º de fevereiro, a nova bandeira se une às já operacionais Visa e Mastercard.

Para se afiliarem à Cabal, os fornecedores têm apenas os custos referentes à taxa de desconto, de até 2% sobre o valor da venda e limitada ao teto de R$ 1 mil por operação. Não há cobrança de taxa de afiliação para a nova bandeira.

Criada em janeiro de 2000 e com sede em Brasília, a Cabal Brasil é uma joint venture entre o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e a Cabal Cooperativa de Provisión de Servícios Ltda. A bandeira também está presente no Uruguai, no Paraguai e em Cuba.

Ambiente Energia
Fonte Ambiente Energia 11/03/2013 ás 20h

Compartilhe

BNDES vai financiar diagnósticos de eficiência energética de micro, pequenas e médias empresas