Bioenergia sustentável é tema de seminário internacional no Brasil

Fonte Agência Gestão CT&I de Notícias* 24/03/2013 às 18h

 

Representante de mais de 70 países estão reunidos no Brasil para discutir a sustentabilidade da bioenergia e a redução de gases de efeito estufa. A Semana de Bioenergia aconteceu até o dia 23, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília (DF).

O fórum mundial se propõe a discutir temas como requalificação de trabalhadores, diversificação das fontes de energia, posse da terra, segurança alimentar, geração de emprego e renda, emissões de gases de efeito estufa, mudança no uso da terra e impacto sobre água e solos.

O evento, de âmbito internacional, é promovido pela Global Energy Partnership (GBEP), Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Embrapa Agroenergia. Em 2011, a GBEP definiu 24 indicadores de sustentabilidade da bioenergia que pretendem guiar as análises e dar subsídios para a tomada de decisão na área.

Considerado o segundo maior produtor mundial de etanol (atrás dos Estados Unidos) e um dos maiores de biodiesel, o Brasil terá a sua experiência em destaque durante o encontro. Estima-se que, entre 1975 e 2011, o consumo de etanol tenha substituído aproximadamente 330 bilhões de litros de gasolina. O uso do etanol também evitou a emissão de mais de 550 milhões de toneladas de CO2 no mesmo período. Atualmente, a participação de combustíveis renováveis na matriz de transportes brasileira é de aproximadamente 22%.

Nesse cenário, o Brasil tem buscado apoiar países interessados em iniciativas de cooperação e capacitação na área de biomassa para uma produção sustentável e moderna, além de apoiar a definição de marcos regulatórios para o setor.

Além de palestras de representantes do governo brasileiro, empresas e instituições de pesquisa, os participantes da Semana de Bioenergia terão a oportunidade de conhecer a usina de biodiesel Granol (Anápolis/GO) e os campos experimentais do Núcleo de Apoio a Culturas Energética da Embrapa Agroenergia e Embrapa Cerrados (Planaltina/DF).

*(Com informações da Embrapa)

Agência Gestão CT&I de Notícias*
Fonte Agência Gestão CT&I de Notícias* 24/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Bioenergia sustentável é tema de seminário internacional no Brasil