Biblioteca do Museu Goeldi reabre suas portas

Fonte Agência Museu Goeldi 15/04/2013 às 11h
Nesta segunda-feira (15), às 9h30, aconteceu a reabertura da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), em Belém. Em função de reforma, a biblioteca ficou dois anos e oito meses sem realizar atendimento presencial aos estudantes, mestres e doutores que buscam apoio no seu acervo.

 

A obra no prédio da Coordenação de Informação e Documentação (CID) incluiu a construção de uma laje sob o ambiente do acervo, além de substituir toda a climatização e a iluminação. O edifício ganhou um novo piso e as mais de 520 estantes duplex foram restauradas para melhor acondicionamento do acervo.

“Considerando que o prédio que abriga as coleções bibliográficas tem mais de 30 anos, fez-se necessária uma reforma na cobertura e uma revisão da rede elétrica, primando pela segurança, conservação e a preservação do patrimônio público científico e cultural”, explicou a coordenadora de Informação e Documentação do Museu Goeldi, Aldeídes Camarinha.

Durante a reforma, os outros serviços da biblioteca continuaram a ser oferecidos. A Biblioteca Ferreira Penna também é laboratório do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, que não deixou de receber alunos e professores para aulas práticas no local durante a restauração.

Cuidados com o acervo

Houve um estudo prévio para que o acervo não fosse danificado durante o período. Para tanto, foi realizada a higienização de todos os livros, folhetos e separatas e em seguida os materiais foram acondicionados por empresa especializada.

A próxima etapa, com conclusão prevista para este ano, envolve a construção de um hall de entrada e de calçadas, visto que as atuais não apresentam acessibilidade.

Leia mais.

 

 

Agência Museu Goeldi
Fonte Agência Museu Goeldi 15/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Biblioteca do Museu Goeldi reabre suas portas