Biblioteca da Biologia comemora Semana do Ambiente com atividades artísticas variadas

Fonte Unicamp 01/06/2012 às 19h

Nada passa despercebido pelas lentes do doutorando em biologia vegetal do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp Gustavo Shimizu desde sua chegada à graduação no mesmo instituto. Elementos naturais encontrados em trabalhos de campo ou contemplados no dia a dia, cenas de eventos voltados à educação ambiental tanto em escolas quanto em ruas de Campinas foram registrados durante sua trajetória na academia. Hoje, 300 dessas imagens capturadas por ele estão organizadas em uma exibição em forma de slide-show que acontece até 11 de junho na Biblioteca do IB, das 10 às 14 e das 16 às 20 horas. A mostra faz parte das comemorações ao Dia do Ambiente (5 de junho) e compõe um Projeto de Atividades Culturais da biblioteca, além de enriquecer uma programação, em aberto, em homenagem aos 45 anos do Instituto de Biologia.

Também faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do IB a exposição artística “O Primeiro Grito”, de Camila Yassuda Martin, uma das atividades do Programa Aluno Artista, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). A instalação é constituída de uma série de peças de cerâmica, com aspecto embrionário e modeladas no barro, e monotipias instituídas por germinação. O trabalho de Camila poderá ser apreciado de 11 de junho a 6 de julho, das 9 às 22 horas, no espaço da biblioteca do IB. Dentro da programação, consta ainda uma exposição de coleções de selos com temas ambientais formadas pela funcionária Sandra Soares Martins e a docente Eleonore Setz, do Depto. de Biologia Animal.

Na mostra “Coleções”, que acontece de 18 a 29 de junho, das 9 às 22 horas, o professor Carlos Fernando Andrade expõe sua coleção de palhetas de guitarra; e a professora Laurecir Gomes, coordenadora da biblioteca do IB, exibe sua coleção de pratos em miniatura. Segundo Laurecir, a coleção é constituída de minipratos adquiridos em vários países visitados por ela.

De acordo com a diretora do IB, Shirlei Maria Recco Pimentel, as atividades fazem parte do projeto de abertura do espaço da biblioteca e a disponibilidade do gramado do instituto para a realização de eventos culturais. Algumas manifestações artísticas acontecem desde abril, dentro do Programa Aluno Artista do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), ou por iniciativa da própria coordenação da biblioteca e da direção do instituto. A expectativa é que qualquer pessoa dos campi da Universidade com habilidade artística ou grupos de arte procurem o instituto para sugerir atividades culturais neste novo espaço de difusão da arte. “Temos alguns professores e funcionários que participam de grupos musicais, por exemplo, que poderiam procurar a biblioteca para expor seu trabalho”, diz Shirlei.

De acordo com Laurecir, a ideia é ter uma galeria de arte no prédio da biblioteca, assim que uma das alas em conclusão for concluída. Há quase 20 anos à frente da Biblioteca do IB, a diretora Ana Maria Rabetti acredita que as o conjunto de eventos mostra que a ação cultural é uma das principais funções de uma biblioteca. “Acreditamos que quando se possibilita somar ao acesso à leitura o acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais, contribui-se para o crescimento educacional e cultural, que é importante para o desenvolvimento do indivíduo”, acrescenta.

 

Serviço:

1º a 11 de junho

Das 10 às 14 e das 16 às 20 horas

Apresentação de Slide Show

Gustavo Simizu

11 de junho a 6 de julho

Das 9 às 22 horas

O primeiro grito

Camila Yassuda Martin

18 a 29 de junho

Das 9 às 22 horas

Coleções

Carlos Fernando Andrade

Laurecir Gomes

Unicamp
Fonte Unicamp 01/06/2012 ás 19h

Compartilhe

Biblioteca da Biologia comemora Semana do Ambiente com atividades artísticas variadas