Biatlo Moderno de Recife tem recorde de competidores em 2013

Fonte CBPM/Ascom – Ministério do Esporte 08/04/2013 às 14h


A quarta edição do Biatlo Moderno que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realizou neste fim de semana, sábado (06) e domingo (07.04) em Recife, contou com o recorde de participantes. Foram cerca de 220 competidores, dentre atletas amadores e profissionais. Na super final da competição, que envolvia os oito melhores atletas de todas as categorias, os grandes vencedores foram Gabriel Abrão, do Centro de treinamento da CBPM em Pernambuco, e Mirian Duarte, do CT da Confederação no Rio de Janeiro.

Durante os dois dias de competição, as provas aconteceram em 10 categorias, divididas por idade. No sábado, a disputa foi para os jovens de até 16 anos (das categorias Jovem B, C, D e E). Já no domingo, a competição foi voltada para os mais experientes (Jovem A, 17 e 18 anos, à Master 3, 60 anos em diante).

A diversidade de público e de atletas foi o grande trunfo desta edição do Biatlo Moderno. Além de contar com a presença de jovens e idosos, e de atletas profissionais e amadores, o evento trouxe para a capital pernambucana competidores de fora do estado. Crianças atendidas pelo projeto Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, tiveram um dia especial para conhecer as instalações do Pentatlo Moderno em Recife e participaram uma disputa à parte no Biatlo.

Na super final, disputada neste domingo, o alto nível técnico dos atletas proporcionou uma busca acirrada pelas primeiras posições. O pódio foi formado por destaques do pentatlo moderno nacional, tanto no feminino quanto no masculino. Entre os homens, Gabriel Abrão terminou os 200 metros da natação seguidos dos 3.000 metros de corrida em 13min47s. Atrás dele ficou o campeão do Biatlo Moderno do ano passado, Aloísio Sandes (14min02s). A terceira colocação foi para o paulista Enrico Ortolani (14min10s). Já entre as mulheres, a carioca Mirian Duarte chegou em primeiro (16min57s), seguida da pernambucana Brunna Lima (17min27s) e da carioca Andressa Ramos (17min40s).

O coordenador-técnico da CBPM em Recife e organizador do Biatlo Moderno Michael Cunningham ressaltou a excelência das disputas. “O evento superou as expectativas, tanto no quesito organizacional, quanto na participação e interação com o público. A presença espontânea de atletas de fora do estado engrandeceu a prova, que vem nessa crescente desde 2010. Destaque para essa Super Final, que teve um alto nível técnico dos atletas tanto no feminino quanto no masculino”, pontuou.

CBPM/Ascom – Ministério do Esporte
Fonte CBPM/Ascom – Ministério do Esporte 08/04/2013 ás 14h

Compartilhe

Biatlo Moderno de Recife tem recorde de competidores em 2013