Berlusconi levará ao G20 os resultados das reuniões de G8 e G14

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O premier italiano, Silvio Berlusconi, irá levar à reunião do G20, que começa nesta quinta-feira em Pittsburgh, nos Estados Unidos, os resultados dos encontros de G8 e G14, realizados na cidade italiana de L"Aquila no último mês de julho.

"Agora vamos ao G20, onde levaremos os resultados do G8 e do G14. Iremos ali como protagonistas da política externa", afirmou Berlusconi hoje em uma coletiva de imprensa antes de embarcar para os Estados Unidos, onde participará também da Assembleia Geral da ONU, que começa amanhã em Nova York.

O G8 -- atualmente presidido pela Itália -- reúne os sete países mais industrializados do mundo (Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos, Canadá e Japão) e a Rússia; o G14 congrega os membros do G8 junto às economias emergentes que formam o G5 (África do Sul, Brasil, China, Índia e México) e o Egito; e o G20 reúne os países do G14 somados a Argentina, Austrália, Arábia Saudita, Indonésia, Turquia e Coreia do Sul, além da União Europeia como bloco.

Em julho, na Cúpula de chefes de Governo do G8, que teve como convidados os países-membros do G5 e do Egito, Berlusconi encerrou os trabalhos afirmando que o G14 seria o formato que "torna mais possível um verdadeiro diálogo".

Atualmente, o G14 representaria 80% da economia mundial e a proposta de Berlusconi, em favor de uma maior representatividade do grupo, tem o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Berlusconi levará ao G20 os resultados das reuniões de G8 e G14