Berlusconi entrega casas aos desabrigados de cidade destruída por terremoto

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O premier italiano, Silvio Berlusconi, visita hoje a cidade de Onna, pequena localidade da região de Abruzzo, para entregar as primeiras casas aos desabrigados pelo terremoto do último mês de abril, destruiu grande parte do centro da Itália.

Berlusconi, junto ao chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso, e autoridades locais realizam a entrega das novas moradias em uma cerimônia.

Ao chegar a Onna, cidade de 300 habitantes, o primeiro-ministro foi recebido com aplausos. Logo, ele foi verificar as residências. Ao todo, serão 94 casas em madeira.

Segundo informou Bertolaso, hoje serão beneficiadas de 10 a 15 famílias e até o final de semana todos os italianos de Onna estarão nas suas novas moradias.

"Até sábado as tendas [montadas após o tremor sísmico] serão desativadas, porque a nossa filosofia é muito clara: quem sofreu tem direito a um tratamento cinco estrelas e este é o motivo porque não utilizamos containeres e trailers pedindo aos cidadãos que fizessem um esforço maior e ficassem alguns meses a mais nas tendas", disse o chefe da Defesa Civil.

Os desabrigados foram alojados pelo governo em acampamentos com centenas de tendas, enquanto aguardam a construção de novas casas. As obras foram realizadas pela Província autônoma de Trento, norte da Itália, e financiadas pela Cruz Vermelha italiana.

Sobre a reconstrução de Onna, que teve 90% de suas edificações destruídas, Bertolaso explicou que "depende de seus moradores, que já têm todas as concessões e os instrumentos" necessários.

Questionado sobre o comprimento dos prazos de entregas das moradias, ele afirmou que "o cronograma que apresentamos será respeitado pontualmente, se alguém está dizendo o contrário é alguém que quer manipular a verdade".

Onna fica perto da capital de Abruzzo, L"Aquila, onde foi registrado o epicentro do terremoto de 5,8 graus na escala Richter em 6 de abril passado, que deixou quase 300 mortos e 50 mil desabrigados.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Berlusconi entrega casas aos desabrigados de cidade destruída por terremoto