Berlusconi confirma viagem ao Panamá

Fonte Ansa Flash. 02/12/2009 às 15h

O premier italiano, Silvio Berlusconi, confirmou que viajará ao Panamá e agradeceu ao presidente do país centro-americano, Ricardo Martinelli, pelo fato de haver uma construtora italiana no consórcio de empresas que participará da ampliação do Canal do Panamá.

"Obrigado pelo apoio que sei ter sido dado a Impregilo", disse Berlusconi em seu discurso na IV Conferência Itália-América Latina e Caribe. O evento ocorre entre hoje e amanhã em Milão e reúne líderes e representantes latino-americanos e caribenhos.

"Me sinto honrado que haja uma empresa italiana na realização de uma das maiores obras do mundo moderno", acrescentou Berlusconi, confirmando que irá viajar ao país centro-americano.

"Devo ser rápido, pois preciso preparar as malas", brincou o premier, já que a visita está programada para janeiro. Ele ainda pediu ao colega panamenho "uma acolhida digna. Você nos falou de uma série de atrativos de seu país que certamente existem e os conheço".

Anteriormente, Martinelli, que também está na reunião, havia falado da presença das companhias do país europeu no Panamá. "A Itália tem a oportunidade de ser líder na América Latina, mais até que a Espanha, por força de sua cultura e história", considerou.

Durante sua intervenção, Martinelli também descreveu enfaticamente as belezas de seu país. Os dois chefes de Governo ainda conversaram antes de o premier italiano deixar a reunião.

A viagem de Berlusconi ao Panamá já havia sido anunciada pelo embaixador italiano no país da América Central, Placido Vigo. A visita marcará o início da segunda rodada de negociações entre as duas nações para a assinatura de um tratado sobre dupla tributação.

Em setembro, Martinelli realizou sua primeira viagem oficial à Itália. Na ocasião, o presidente se encontrou com Berlusconi e com o papa Bento XVI.

Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 02/12/2009 ás 15h

Compartilhe

Berlusconi confirma viagem ao Panamá