Berlusconi cita dados da OCDE e celebra expansão da economia italiana

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O premier italiano, Silvio Berlusconi, afirmou hoje que a pior fase da crise econômica mundial já ficou para trás e que seu país ultrapassou a Grã-Bretanha em valor do Produto Interno Bruto (PIB).

Na avaliação do primeiro-ministro, a crise afetou mais gravemente a Grã-Bretanha porque sua economia está muito atrelada ao sistema financeiro.

"Estamos indo bem, apesar do momento, que certamente não é dos melhores", afirmou Berlusconi. "Não podemos nos lamentar, já que não estamos muito mal."

Para o primeiro-ministro, já "existem fortes sinais de retomada [econômica]". Ele citou números da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados nesta sexta-feira, que segundo ele "colocam a Itália no topo".

De acordo com os dados, reunidos em um índice denominado Composite Leading Indicator-CLI e referentes ao mês de setembro, a Itália foi a nação que acumulou o maior crescimento sobre sua base anual, de 10,8 pontos.

Quanto à base mensal, o aumento foi de 1,3 ponto em relação a agosto e 3,4 pontos com respeito ao mesmo mês do ano passado. Diante das cifras, a OCDE classificou a economia italiana como "em expansão".

Berlusconi disse que conversou nos últimos dias com grandes, médios e pequenos empreendedores, como artesãos e comerciantes, e revelou ter percebido nos diálogos "um otimismo difundido".

Analistas, contudo, preveem para o país uma retração econômica de 5,1% até o fim de 2009. Tal como outras nações europeias, a Itália também verá sua dívida pública subir e atingir a proporção de 115,8% do (PIB).

Já o desemprego, ainda de acordo com prognósticos, pode superar os 10% da população economicamente ativa.

Os indicadores da OCDE, que revelam as tendências futuras para as economias mais industrializadas do mundo, apontaram a continuidade da recuperação pós-crise.

Na média das economias observadas, o índice em setembro foi de 100,64 pontos; cifras que estejam próximas de 100 indicam recuperação. No caso italiano, o número foi 105,6, o que significa dizer que o país já está em expansão, conforme os parâmetros da OCDE.
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Berlusconi cita dados da OCDE e celebra expansão da economia italiana