Bento XVI afirma que imigração não deve ser vista como "um problema"

Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 às 0h
O papa Bento XVI afirmou hoje que a imigração não é "um problema", mas uma fonte de "recursos" que precisa ser valorizada em busca da "humanidade e de seu autêntico desenvolvimento".

O Pontífice falou durante uma audiência com participantes do VI Congresso Mundial para a Pastoral dos Migrantes e Refugiados, que estarão reunidos no Vaticano até o dia 12. O evento congrega 300 pessoas de 81 países.

Durante o encontro, Bento XVI lembrou uma das passagens centrais de sua última encíclica, "Caritas in Veritate", na qual afirmou que "o verdadeiro desenvolvimento é somente aquele integral".

Na carta apostólica, o Pontífice pediu também respeito aos direitos dos imigrantes. "Todo imigrante é uma pessoa humana e, enquanto tal, possui direitos fundamentais inalienáveis que hão-de ser respeitados por todos em qualquer situação".

Para o Papa, o fenômeno da imigração "nunca assumiu uma posição tão grande em consistência e complexidade de problemáticas", portanto, deve ser de interesse de quase todos os países do mundo, por estar inserido no processo de globalização.

Joseph Ratzinger contou que muitos imigrantes abandonam sua terra natal para fugir de condições de vida "humanamente inaceitáveis" sem, porém, encontrar em outro lugar a acolhida que esperavam.

"Sob esta ótica, por que não considerar o atual fenômeno mundial migratório como condição favorável para a compreensão entre os povos e para a construção da paz e de um desenvolvimento efetivo que interesse a cada nação?", questionou o Santo Padre.

"É preciso dar respostas adequadas às grandes mudanças sociais em ação, tendo claro que não pode existir um desenvolvimento efetivo sem favorecer o encontro entre os povos, o diálogo entre as culturas e o respeito das diferenças legítimas", explicou.

O congresso discute este ano o tema "Uma resposta pastoral ao fenômeno migratório na era da globalização. A cinco anos da Instrução Erga migrantes caritas Christi".
Ansa Flash.
Fonte Ansa Flash. 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Bento XVI afirma que imigração não deve ser vista como "um problema"