Bem-humorado, papa argentino diz a fiéis que veio "do fim do mundo"

Fonte Agência Brasil/EBC 13/03/2013 às 19h

Vaticano – O papa Francisco, eleito hoje (13), no segundo dia das votações do conclave, demonstrou ser espontâneo e bem-humorado. Ao saudar os fiéis, na Praça São Pedro, em um italiano considerado perfeito pelos locais, lembrou que era argentino. “Venho do fim do mundo”, brincou ele, indicando que a Argentina fica no extremo da América do Sul.

Sem deixar de sorrir um momento sequer, o papa também sinalizou mudanças. Ao vestir o traje branco, próprio do pontífice, deixou sobre a túnica a cruz em madeira dos jesuítas, ordem religiosa a que pertence. Para o motorista de táxi Stefano Vicchi, o papa mostra que será diferente. “Ele indica que vai ser mais simples, com menos ostentatação.”.

Surpreendendo os cerca de 5,6 mil jornalistas que fazem a cobertura do conclave, o papa marcou uma entrevista coletiva para o próximo sábado (16), às 11h (hora de Roma, 7h em Brasília). Ele também informou, por intermédio de sua assessoria, que celebrará a primeira missa como papa eleito na terça-feira (19). A cerimônia de coroação é esperada para o fim da próxima semana.

Ainda não foi marcada a data da cerimônia de coroação do papa Francisco, porque o Vaticano vai enviar convites para chefes de Estado, de governo e monarcas de todo o mundo. Após esse processo, a data é confirmada.

Pouco mais de uma hora de sua eleição, o papa não escondeu a emoção ao ver a Praça de São Pedro lotada. “Vamos começar uma jornada de fraternidade, amor e confiança entre nós”, disse ele. “Nós rezamos uns pelos outros para o mundo inteiro porque há uma grande fraternidade.”

Agência Brasil/EBC
Fonte Agência Brasil/EBC 13/03/2013 ás 19h

Compartilhe

Bem-humorado, papa argentino diz a fiéis que veio "do fim do mundo"