Beatificação de João Paulo II terá festas em Roma e Cracóvia

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A beatificação de João Paulo II será comemorada com grandes festas em Roma e em Cracóvia, garantiu hoje o arcebispo da cidade polonesa, Stanislaw Dziwisz, que falou sobre o tema durante encontro com o prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno.

Dsiwisz, que foi por décadas secretário pessoal de João Paulo II, viajou a Roma como parte de sua viagem à Europa. Na reunião com Alemanno, ele falou da proximidade entre a capital italiana e Cracóvia.

Ele também lembrou que, ao ser eleito papa, o polonês Karol Wojtyla afirmara que "vinha de um país longínquo", mas que "agora não se pode mais dizer isso por causa da vizinhança entre as duas cidades".

João Paulo II nasceu em Wadowice, a 50 quilômetros de Cracóvia, e exerceu seu pontificado de 1978 a 2005. Os trâmites para sua beatificação começaram logo depois de sua morte e espera-se que a parte técnica do processo esteja finalizada até o final do ano.

Sobre a beatificação, Alemanno explicou que "se trata de decisão interna", da Igreja Católica, mas previu que deve "acontecer no próximo ano". Ele disse também que as duas cidades precisam se preparar para o acontecimento.

"Primeiro haverá o momento da cerimônia, que para nós representará um grande desafio, já que acolheremos muitos peregrinos e fiéis. Depois devolveremos a visita, voltando a Cracóvia para estarmos presentes quando forem organizados festejos semelhantes", completou.

O prefeito de Roma comentou ainda que na ocasião da beatificação do papa haverá na cidade "a multidão imensa que vimos nos grandes atos da vida de João Paulo II e em sua morte".
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Beatificação de João Paulo II terá festas em Roma e Cracóvia