Beatificação de João Paulo II deve ser concluída este ano, diz ex-porta-voz

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O processo para a beatificação do papa João Paulo II, do ponto de vista técnico, poderá estar pronto "até o final do ano", segundo informou o ex-porta-voz do Vaticano Joaquin Navarro-Valls.

Em entrevista publicada hoje no jornal espanhol El Mundo, Navarro-Valls declarou que "os dois passos que faltam [para a beatificação], tecnicamente falando, são o "decreto sobre as virtudes heroicas" e o "decreto sobre os milagres", e lhe foram atribuídos vários".

Entre os milagres atribuídos ao antecessor de Bento XVI estão os casos de uma mulher, que lutou por anos contra uma doença degenerativa e recuperou sua capacidade de caminhar após visitar o santuário Mariano de Lourdes no início deste ano, e da freira Marie-Simon-Pierre, que teria sido curada do mal de Parkinson após rezar para o falecido pontífice.

Para o ex-porta-voz da Santa Sé, que atuou ao lado de Karol Wojtyla por 22 anos, com a conclusão técnica, o processo ficará a cargo de Bento XVI. "Tudo dependerá do Santo Padre", declarou.

Em junho passado, Navarro-Valls havia expressado uma avaliação parecida em entrevista a um jornal italiano, quando afirmou que a não apresentação das correspondências trocadas entre João Paulo II e sua amiga polonesa Wanda Poltawska não atrasaria o processo.

Na época, Poltawska havia se negado a entregar todas as cartas que ela trocara com Wojtyla durante 50 anos de amizade, o que -- segundo especulava a imprensa -- atrasaria a beatificação.

Os trâmites para beatificar João Paulo II -- que nasceu na Polônia em 1920 e exerceu seu Pontificado de 1978 e 2005 -- foram iniciados alguns dias depois de sua morte, após o Vaticano ter liberado o processo da norma que estipula a espera de cinco anos depois da morte de alguém para iniciar o procedimento de beatificação.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Beatificação de João Paulo II deve ser concluída este ano, diz ex-porta-voz