Bandeira olímpica será hasteada pela primeira vez no Rio de Janeiro

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
A bandeira olímpica será hasteada hoje (5) pela primeira vez no Rio de Janeiro. A cerimônia será às 8h, no Palácio da Cidade, e terá a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do secretário-geral da Rio 2016, Carlos Roberto Osório.

Em seguida, haverá a primeira reunião de trabalho entre Paes e todos os secretários municipais e presidentes de empresas públicas do Rio. Eles vão discutir o planejamento para a realização das Olimpíadas e das Paraolimpíadas, traçando metas e fazendo a divisão de tarefas entre as secretarias.

Um show realizado ontem (4) na Praia de Copacabana reuniu 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, em comemoração à conquista do Brasil. O secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro, afirmou, durante o evento, que a prioridade é aumentar o número de hotéis para os grandes eventos esportivos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas ressaltou que é preciso discutir também o que fazer com a oferta da estrutura turística futura.

“Já estamos conversando com a Câmara dos Vereadores para poder flexibilizar [a legislação], principalmente na Barra da Tijuca e na região portuária. Eu tenho certeza de que o Rio de Janeiro vai ter muito mais quartos de hotel, mas de maneira que não tenha quartos ociosos depois”, afirmou Antônio Pedro.

Outra questão prioritária para a prefeitura é aumentar os investimentos na área de saúde, pois a capacidade do município em atender a família olímpica e os turistas foi um dos requisitos observados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, se o planejamento para os próximos quatro anos no setor for seguido à risca, a cidade poderá oferecer um atendimento de ótima qualidade.

“A saúde foi um dos temas que a comitiva olímpica avaliou destacadamente quando esteve no Rio. Tanto a estrutura para os atletas e a família olímpica, quanto para os turistas. O nosso desafio agora é ter em 2016 um sistema de saúde em padrão internacional”, disse Dohmann, que também acompanhou o show em Copacabana.

O secretário adiantou que vai lançar esta semana o plano de combate à dengue para os meses de verão e afirmou que os índices de infestação do Aedes aegypti estão dentro da normalidade para esta época do ano. Ele espera que os investimentos em infra-estrutura até 2016 – como obras de saneamento e despoluição - também ajudem no combate à doença.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Bandeira olímpica será hasteada pela primeira vez no Rio de Janeiro