Ballet de Londrina (PR) celebra 20 anos

Fonte FUNARTE 06/04/2013 às 10h

Ballet de Londrina (PR) celebra 20 anos

 

Companhia inicia turnê pelo Nordeste, contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012, na primeira semana de abril

O Ballet de Londrina em comemoração a duas décadas de trabalho contínuo, inicia a circulação nacional do Programa Stravinsky, que inclui os espetáculos Petrouchka e A Sagração da Primavera. A turnê da companhia paranaense foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna / 2012. Ela começa pelo Nordeste. Passa pelo Rio Grande do Norte – no dia 6 de abril em Mossoró e em Natal, nos dias 8 e 9; depois, segue para Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Camaçari e Salvador (BA). O espetáculo já passou por Fortaleza (CE), nos dias 3 e 4.

O programa de apresentações contém releituras do diretor e coreógrafo Leonardo Ramos para obras do compositor russo Igor Stravinsky. Além de encenar as duas montagens, o diretor ministra uma oficina de dança contemporânea, nos locais da turnê. Até o final deste ano, as peças também poderão ser vistas em cidades do Sul e Sudeste.

Os espetáculos serão apresentados no mesmo programa, com intervalo de 15 minutos. Petrouchka, montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço Petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da jovem, durante uma apresentação mambembe, na praça de uma cidade, cujos habitantes são igualmente vítimas das armadilhas amorosas. O programa continua com a consagrada versão do diretor para A Sagração da Primavera, composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas comoventes, a obra descreve o percurso de uma virgem, eleita dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra, num ritual pagão.

Desde as estreias de Petrouchka e A Sagração da Primavera, ocorridas respectivamente em 2012 e 2011, as montagens sofreram pequenas adaptações. “Elas amadureceram, e serão apresentadas ao público completamente afinadas – fruto do entrosamento entre bailarinos veteranos e novos talentos que a companhia agrega”, diz Leonardo Ramos. Para grupo do Ballet de Londrina, as duas peças consolidam a linguagem da companhia, reconhecida pela criatividade e por explorar de forma audaciosa movimentos horizontais, com a busca de eixos de equilíbrio incomuns.

Comemorações – Outras atividades para festejar as duas décadas do coletivo, até o final de 2013, estão em planejamento, tais como: o lançamento de um catálogo comemorativo; a divulgação de fotografias e outras memórias nas redes sociais; além de registros em vídeo de depoimentos dos artistas que participaram da história do Ballet de Londrina. Ao longo destes 20 anos, o grupo realizou 24 espetáculos em todo o Brasil e em 15 cidades do exterior. O itinerário inclui países da América Latina, África e, mais recentemente, da Europa. No currículo da companhia, acumulam-se inúmeras premiações, dentre as quais a indicação ao Troféu Mambembe 2005, na categoria Melhor companhia brasileira; três prêmios EnCena Brasil e três prêmios Funarte de Dança Klauss Vianna.

Dentro do repertório, o grupo destaca montagens inovadoras do cenário da dança nacional, como A Cidade (1997), Nunca (2001) e Prazeres (2005), em que a companhia realizou os primeiros estudos para a concepção de uma linguagem coreográfica contemporânea, que extrapolasse os temas. O resultado pode ser constatado nas mais recentes coreografias: Decalque (2007), Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças (2009), A Sagração da Primavera (2011) e Petrouchka (2012).

Comemorações de 20 anos do Ballet de LondrinaProgramação de abertura

Petrouchka e A Sagração da PrimaveraTurnê Nordeste

- Fortaleza: 3 e 4 de abril
Theatro José de Alencar
Horário: 19h30

- Mossoró: 6 de abril
Teatro Dix-Huit Rosado
Horário: 21h

- Natal: 8 e 9 de abril
Teatro Alberto Maranhão
Horário: 20h

- Recife: 15 e 16 de abril
Teatro Santa Isabel
Horário: Dia 15 às 20h30 / Dia 16 às 21h

- Maceió: 17 e 18 de abril
Teatro DeodoroHorário: 20h00

- Aracaju: 20 e 21 de abril
Teatro AtheneuHorário: Dia 20 às 20h00 / Dia 21 às 19h00

- Camaçari: 23 de abril
Teatro Cidade do SaberHorário: 20h30

- Salvador: 24 e 25 de abril
Teatro Jorge AmadoHorário: 20h30

Mais informações: www.balletdelondrina.art.br

FUNARTE
Fonte FUNARTE 06/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Ballet de Londrina (PR) celebra 20 anos