Baixa participação do Brasil no turismo internacional é preocupante, diz Luiz Henrique

Fonte Agência Senado 27/04/2013 às 9h

Nos últimos dois anos o Brasil recebeu cerca de 11 milhões de turistas estrangeiros, quando poderia e deveria ter sido o destino de ao menos 20 milhões de visitantes. A opinião é do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi à tribuna do Plenário na manhã desta sexta-feira (26) para mostrar sua preocupação com os números do setor de turismo brasileiro.

O senador apresentou dados de um estudo feito pelo professor de economia de Santa Catarina Fernando Marcondes de Matos, segundo os quais a participação brasileira no turismo internacional é de apenas 0,54%. Em 2011, dos 990 milhões de turistas que deixaram seus países, apenas pouco mais de 5,4 milhões vieram para o Brasil.

- Turismo é a grande arma de países desenvolvidos para gerar caixa em seus tesouros e, com isso, alavancar a economia. Este é um país continental, com diversidade natural e cultural extraordinárias, com uma costa marítima do tamanho da Muralha da China, com a maior floresta tropical do mundo, com rios, lagos, cataratas e montanhas, mas fica com apenas 0,54% do total das viagens internacionais – lamentou.

Apesar da situação adversa, Luiz Henrique disse ser otimista e acredita que o Brasil “vai virar o jogo nesta modesta participação no turismo internacional”. Segundo ele, se em dez anos o país conseguir triplicar o número de visitantes estrangeiros, vai quintuplicar o número de empregos e aumentar o nível de renda da população.

- O turismo não é só alavanca de emprego e aumento do nível de renda, mas é sobretudo espaço para lazer, cultura e alegria, para melhoria das condições de vida do nosso povo - acrescentou.

Em aparte, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) concordou com o colega e lembrou a vocação de Brasília para o turismo cívico, a exemplo do que acontece com a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Rollemberg ressaltou que o Senado brasileiro já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 27/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Baixa participação do Brasil no turismo internacional é preocupante, diz Luiz Henrique