Bahia promove atualização de gestores municipais

Fonte FUNASA 28/03/2013 às 9h

 

 

Glenda Melo ao lado de engenheiros: reunões da Suest aproximam e fortalecem relações (Foto: Funasa/BA)

Glenda Melo ao lado de engenheiros: reunões da Suest aproximam e fortalecem relações (Foto: Funasa/BA)

A Superintendência Estadual da Funasa na Bahia (Suest/BA) promoveu reunião, no dia 14, com prefeitos e representantes de 19 municípios a fim de atualizar os gestores quanto ao andamento dos Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES).

Esses projetos referem-se a pleitos recebidos do Governo do Estado e das Prefeituras Municipais no âmbito da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2/Funasa), por meio do Sistema Integrado de Gerenciamento de Obras (Sigob), solicitando elaboração de Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário(SES) e de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA).

Na Bahia, foram 492 cartas-consultas pré-selecionadas (188 SAA + 304 SES) relativas a 267 municípios, seguindo critérios de elegibilidade, ou seja, municípios com população total de até 50 mil habitantes, conforme dados do Censo 2010/IBGE, e critérios de priorização (municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

Também foram levados em conta, de acordo com o que estabelece a Portaria Funasa n° 314, de 14 de junho de 2011, os menores índices de cobertura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e as maiores taxas de mortalidade infantil (TMI) entre outros.

Outros 241 projetos foram selecionados (154 SES e 87 SAA), dos quais 25 já foram licitados por meio do contrato nº 21/2012, ficando a responsabilidade da execução (diagnósticos, estudos e projetos) com a empresa Hisa Engenharia, representada na reunião pela engenheira Rachel Batista Aguiar.

Por sua vez, o engenheiro Bruno Assis, Coordenador do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) da Suest/BA, apresentou um resumo da situação dos Termos de Convênios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) dos municípios de Andorinha, Boa Nova, Piraí do Norte, Itororó e Una.

Para Glenda Melo, superintendente da Suest/BA, momentos como esse são importantes para aproximar e fortalecer as relações entre a Funasa e os municípios. “É uma ocasião onde podemos dirimir dúvidas, orientar os gestores e apoiá-los naquilo que estiver ao nosso alcance. A Funasa é a casa do Prefeito e do Município, onde ele é sempre bem-vindo”, concluiu.

Estiveram também presentes à reunião os engenheiros da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp/Suest/BA), que acompanham a execução do contrato dos 25 municípios.

FUNASA
Fonte FUNASA 28/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Bahia promove atualização de gestores municipais