Aves viram obra de arte na visão do fotógrafo Ricardo Martins

Fonte FM Assessoria de Comunicação e Imprensa 19/11/2009 às 0h
O Dia Internacional das Aves, 5 de outubro, será  comemorado com o lançamento do inédito livro intitulado “O Encanto das Aves” (FM Editorial), do talentoso fotógrafo de natureza Ricardo Martins. O trabalho revela inúmeras espécies de aves retratadas de um ponto de vista artístico, resultado de pesquisas e um ensaio de quase meses (fevereiro a maio de 2009) na região litorânea de São Paulo. O livro somente se apropria da imagem das belezas naturais de seres delicados, inocentes e ariscos, simplesmente encantadores e belos.

A ideia surgiu em janeiro de 2008, quando Ricardo Martins e Renato Menin, se reuniram para falar de um projeto onde retrataria as aves coloridas da mata atlântica como obra de arte. A partir daí, aprovaram o projeto na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet - e obtiveram incentivo do Grupo NotreDame Intermédica, o qual soube valorizar a iniciativa de divulgar as belezas, ou o simples toque de perfeição da natureza, das cores através de fotos artísticas.

“- Fotografar a natureza em seu estado mais selvagem sempre foi um sonho, desde criança, uma profissão que requer amor, paciência e perseverança. Nem sempre o objetivo principal é atingido, a natureza é assim instável. Os bichos às vezes parecem pousar para sua câmera, outras passamos dias sem sequer sentir sua presença” - conta Ricardo, que é nascido em São José dos Campos e formado em jornalismo.

 

Lançamentos:

1°.) São Paulo/S.P.: dia 05 de outubro na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, às 18:30 h. - Av. Nações Unidas, 4.777, 2° Piso, Loja 245 -, com noite de autógrafos e palestra de Ricardo Martins, Carlos Rizzo e Guto Carvalho sobre birdwatching e fotografia de natureza. Coquetel típico da região dos ensaios (doce de banana tachão de Ubatuba e carne de coco);

2°.) Ubatuba/S.P.: dia 08 de outubro no Anchieta Café, às 19 h. - R. Tamoios, 64, Centro.

 

Re-Lançamentos (datas e locais a confirmar):

1°.) São José dos Campos/S.P.: dia 10 na Livraria Siciliano do Shopping Center Vale - Av. Benedito Matarazzo, 9.403, Loja G1, Pavimento Superior;

2°.) Rio de Janeiro/R.J. (ainda está em negociação): dia 14 de outubro na Livraria Argumento - R. Dias Ferreira, 417, Leblon.

 

Onde comprar o livro:

O título estará à venda nas maiores e melhores livrarias e pontos alternativos do País; através do site www.ricardomartins.org, ou do e-mail oencantodasaves@fmeditorial.com.br.

 
Sobre a editora:

A FM Editorial (contato@fmeditorial.com) é uma das editoras com maior banco de projetos culturais editoriais no mercado, contando com projetos próprios e de parceiros, aos quais presta serviços e representa comercialmente. Hoje dispõe de mais de 35 (trinta e cinco) projetos aprovados em Leis de Incentivo à Cultura.

Atualmente a editora inaugurou sua livraria própria, com livros, revistas, jornais e cyber-café em pleno bairro da Vl. Olímpia, em São Paulo.


Sobre o fotógrafo:

acesse www.ricardomartins.org

 

Características técnicas:

N° de Páginas: 192 (cento e noventa e duas);

Tiragem disponível para comercialização: cerca de 2.000 (dois mil) exemplares;

Preço de capa sugerido: R$ 130,00 (cento e trinta reais) *

Formato miolo: 30 x 23 cm. (fechado);

Formato capa: 31 x 23,5 cm. (fechado) + 2,5 cm. de lombada;

N° de fotos: 221 (duzentas e vinte e uma);

Papel miolo: couche fosco 150 g. (VCP), impresso a 4 x 4 cores e verniz água frente e verso;

Capa: dura revestida de couche fosco 150 g. e com sobrecapa em couche fosco 170, ambos com impressão 4 x 0 cores, laminação fosca frente e reserva de verniz UV;

Guardas: em couche fosco 150 g., impressas a 4 x 4 cores.

 

Para maiores informações:

Minas de Idéias

- Rio de Janeiro (21) 2558-3751;

- São Paulo (11) 2936-9668;

- Brasília (61) 3408-4361.

Ou a editora.
FM Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fonte FM Assessoria de Comunicação e Imprensa 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Aves viram obra de arte na visão do fotógrafo Ricardo Martins