Autoridades do Mali anunciam controle do Norte do país

Fonte Agência Brasil 01/04/2013 às 8h

 

Brasília – Após o agravamento das tensões entre as forças do governo e os extremistas no Mali, as autoridades do país anunciaram hoje (1º) que o Norte está sob controle. Segundo as informações, os extremistas, que se encontravam em Timbuktu, foram dominados. A ordem, de acordo com as forças oficiais, foi estabelecida ontem (31) à noite.

O controle foi possível depois que os extremistas, no sábado (30), infiltraram-se em Timbuktu, desencadeando um dia de confrontos com as tropas do governo. Os confrontos causaram seis mortes: de quatro extremistas, um soldado e um civil.

De acordo com moradores, os enfrentamentos cessaram. O governo da França enviou soldados e caças para ajudar o Exército do Mali, desde que houve ataques contra uma base militar e um hotel que servia de residência temporária para as autoridades.

O Mali tem sido palco de uma série de ataques reivindicados por extremistas islâmicos desde que a França lançou uma operação militar, em janeiro, contra grupos ligados à Al Qaeda que ocupam o Norte do país. Em janeiro, a França enviou tropas na tentativa de prevenir o avanço dos extremistas em direção à capital, Bamako.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 01/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Autoridades do Mali anunciam controle do Norte do país