Autor do duplo ataque em Boston sai de hospital e vai para prisão

Fonte Agência Brasil* 26/04/2013 às 9h

Brasília - Apontado como um dos autores do duplo ataque à Maratona de Boston (Estados Unidos) Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi transferido do hospital, onde estava internado, para a prisão. A United States Marshals Service, agência policial vinculada ao Departamento de Justiça norte-americano, informou que o universitário foi levado do Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Boston, para a base militar de Fort Devens, no estado de Massachusetts.

Dzhokhar Tsarnaev estava em um hospital desde sua prisão, após buscas policiais, na semana passada. O universitário foi encontrado por policiais com ferimentos graves dentro de um barco em um jardim no subúrbio. O irmão dele Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto durante a perseguição aos dois. Dzhokhar foi acusado de usar uma arma de destruição em massa no início desta semana.

Autoridades norte-americanas informaram que o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, e a CIA, a agência de inteligência do país, receberam um alerta sobre o comportamento suspeito de Tamerlan. O alerta foi dado, em setembro de 2011, cerca de um ano antes do ataque duplo da Maratona de Boston (Estados Unidos), ocorrido no último dia 15. Porém, os órgãos não levaram às investigações adiante.

Pelas informações preliminares, o governo da Rússia entrou em contato com o FBI e a CIA e os advertiu sobre Tsarnaev. As autoridades russas disseram que o estudante de origem chechena era observado como um radical islâmico que com planos de ataques no território russo.

O duplo ataque na maratona, com duas bombas aparentemente de fabricação caseira, matou três pessoas, inclusive uma criança, e feriu cerca de 200.

*Com informações da BBC Brasil

Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 26/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Autor do duplo ataque em Boston sai de hospital e vai para prisão