Autodesk revela novos avanços no Gameware durante a GDC 2013

Fonte HK Strategies 30/03/2013 às 9h

 
Soluções para desenvolvimento de jogos impulsionam ferramentas de projeto de IU, inteligência artificial, iluminação e animação

A Autodesk, Inc. (NASDAQ:ADSK) divulgou as novas versões de seu amplamente adotado middleware de desenvolvimento de jogos da linha de produtos Autodesk Gameware, que possibilita aos desenvolvedores criar experiências de jogos mais envolventes.

As atualizações do Autodesk Scaleform, Autodesk Navigation, Autodesk Beast e Autodesk HumanIK dão aos desenvolvedores uma melhor compatibilidade com várias plataformas e motores de jogos, mais funções e novas ferramentas potentes. O Autodesk Gameware está otimizado para os consoles da geração atual e alguns da próxima geração.

"Estamos comprometidos em ajudar os desenvolvedores, de todos os portes, a concretizar suas visões criativas. Nossos produtos Gameware permitem que os artistas trabalhem quase imperceptivelmente em várias plataformas e motores, removendo os empecilhos tradicionais e acelerando a produção", diz Chris Bradshaw, Vice-Presidente Sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. "Nossos lançamentos de 2014 oferecem avanços para a comunidade de desenvolvimento, já que ela cria novos títulos para a geração atual e para a próxima geração de hardware. Estamos ansiosos para ver o que os desenvolvedores apresentarão a seguir."

O Autodesk Scaleform 4.3 habilita potentes recursos de IU nos dispositivos

O Autodesk Scaleform 4.3 aproveita o poder do conjunto de ferramentas do Adobe Flash para ajudar os desenvolvedores a criar ambientes imersivos de interface de usuário (IU), simplificando fluxos de trabalho e acelerando o ciclo de desenvolvimento. Usado em projetos que vão de títulos de sucesso para PCs e consoles a jogos sociais, casuais e móveis, ele oferece um fluxo de trabalho de projeto artístico para criar menus de jogos 3D com aceleração de hardware, HUDs (heads-up displays), texturas animadas, vídeos no jogo e minijogos. Com um conjunto de ferramentas versáteis e já aprovadas, o Autodesk Scaleform é compatível com algumas plataformas móveis e se integra facilmente a alguns motores de jogos de terceiros ou in-house.

Os novos recursos do Scaleform 4.3 servem de suporte para classes de interfaces de programação de aplicativos (API) ActionScript 3 adicionais, a fim de ajudar a aumentar a compatibilidade das plataformas e extensões nativas do Adobe AIR, que permite aos desenvolvedores aproveitar uma série de extensões de terceiros e desenvolvidas pela comunidade diretamente no Scaleform. A versão mais recente também permite que os projetistas de interfaces do usuário usem uma gama mais ampla de transformações de cor e forma, com uma mescla melhor no Adobe Flash e com arquivos que demonstram a interação de toques e gestos na IU. O Scaleform 4.3 é compatível com o motor Unity 4, e também aceita o Microsoft Windows 8. Outras melhorias são os aprimoramentos à compatibilidade de dispositivos móveis, para ajudar a facilitar a implantação de recursos de interface do usuário, potentes em uma gama mais ampla de dispositivos.

O Autodesk Gameware Navigation 2014 ajuda a melhorar a inteligência artificial

Com o middleware Autodesk Gameware Navigation 2014, os desenvolvedores podem aproveitar o acesso ao código fonte completo, uma API acessível e novas ferramentas visuais de depuração remota – para criar inteligência artificial (IA) complexa e ambiciosa, proporcionando uma maior jogabilidade. Sucessor do Autodesk Kynapse, o Navigation conta com a geração automática NavMesh, e procura e acompanhamento de caminho em ambientes de jogos complexos. Evitar personagens e obstáculos, NavMesh dinâmico, setores permutáveis e Unreal Engine 3 são suportados de forma inovadora com o Gameware Navigation, melhorando muito a velocidade e a qualidade da iteração de AI. A API do Gameware Navigation é compatível com algumas das principais plataformas de jogos.

O Autodesk Beast 2014 simula iluminação em jogos quase realista

O middleware Autodesk Beast 2014 permite que os criadores de jogos simulem efeitos de iluminação naturais e fisicamente quase precisos. Usando o Beast, os artistas podem projetar e testar efeitos de iluminação em ambientes de jogo com mais rapidez e eficiência - resultando em experiências de jogo mais envolventes. Ele pode ser integrado em editores de nível e permite que os artistas manipulem a iluminação de nível de forma interativa, mostrando uma visualização da renderização final de alta precisão – quase em tempo real. A mais recente versão do Beast acrescenta a renderização com base na física para uma iluminação mais natural, suporte a Open Shading Language – para ajudar a aumentar a flexibilidade na criação de propriedades de materiais – e possibilita renderizações com visualização mais próxima da precisão. A API do Autodesk Beast é projetada para se integrar com vários motores de jogo simples e intuitivos.

Autodesk HumanIK 2014 aumenta a animação de personagens

O middleware de animação Autodesk HumanIK 2014 ajuda a reduzir a necessidade de os desenvolvedores produzirem grandes bibliotecas de animações de personagens, poupando mais tempo para a criação. Com a tecnologia de cinemática inversa de corpo inteiro e redimensionamento em tempo real, a mais recente versão do HumanIK permite que os personagens interajam e se adaptem processualmente a ambientes de jogo em tempo de execução. Otimizado para ajudar a facilitar a animação simultânea de grandes grupos de personagens, o HumanIK 2014 também conta com o acréscimo de um suporte melhor para plataformas móveis, um controle mais fácil para deformações do pescoço e da coluna vertebral – por esmagamento e alongamento – e aprimora o suporte à animação de quadrúpedes. Como uma biblioteca C++, o HumanIK suporta as principais plataformas de jogos e ajuda os artistas a dar vida aos jogos, com mais experiências de animação de personagens quase realistas e imersivas.

Disponibilidade

O Scaleform 4.3, o Gameware Navigation 2014, o Beast 2014 e o HumanIK 2014 devem estar disponíveis no outono de 2013. Para saber mais sobre as ferramentas de desenvolvimento de jogos da Autodesk, ou acessar as versões de avaliação dos produtos, visite: http://gameware.autodesk.com

Sobre a Autodesk

A Autodesk, Inc. é líder em software 3D de projeto, engenharia e entretenimento. Clientes nos setores de manufatura, arquitetura, construção, mídia e entretenimento ¾ incluindo os 18 últimos ganhadores do Oscar de efeitos especiais ¾ usam o software da Autodesk para projetar, visualizar e simular suas ideias. Desde o lançamento do software AutoCAD, em 1982, a Autodesk vem desenvolvendo o maior portfólio de programas de software de última geração para mercados globais. Para outras informações sobre a Autodesk, visite www.autodesk.com.

 

Autodesk, Beast, HumanIK, Kynapse, MotionBuilder e Scaleform são marcas registradas ou marcas comerciais da Autodesk, Inc. e/ou suas subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou em outros países. Oscar/Academy Award é marca registrada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. A Autodesk reserva-se o direito de alterar as ofertas de produtos e serviços, especificações e preços a qualquer momento, sem aviso prévio, e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam existir neste documento.

 
 


 

HK Strategies
Fonte HK Strategies 30/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Autodesk revela novos avanços no Gameware durante a GDC 2013