Aula inaugural veiculada em vídeo analisa o que existe nas cópias

Fonte Ascom do Ibict 28/03/2013 às 9h
Está disponível o vídeo da aula inaugural de 2013 do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro Ibict em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sessão, proferida pelo professor Gustavo Lins Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), abordou o tema "O que existe em uma cópia?".

 

Na aula, no dia 13, Ribeiro respondeu à pergunta que lançou: “Praticamente tudo”, resumiu. Ele disse que cópias – e as preocupações com elas – sempre existiram na sociedade. Destacou que a primeira Lei de Copyrights surgiu no século XVIII, em 1709. Apesar disso, a propriedade intelectual “enquanto modo regulatório de atividades econômicas” se desenvolveu apenas no século XIX. O palestrante é professor titular do Departamento de Antropologia da UnB e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Hoje em dia, com o acelerado avanço das novas tecnologias de informação e comunicação, o crescente receio do plágio se mostra mais presente. Nesse sentido, o docente apontou para a problemática necessária, a ser desenvolvida, entre autor, autoria e propriedade.

Seria a cópia um problema a ser resolvido? Para Gustavo Lins Ribeiro, a questão parece ser própria da cultura ocidental, uma vez que, na oriental, o ato de copiar não é visto como uma degradação do original, mas, sim, como uma forma de conhecimento e aprimoramento da mente.

Era digital

No decorrer da aula, questões ligadas à era digital, ao debate sobre a “morte do original” e às diferenças existentes entre o espaço público real e o virtual também levaram o público a refletir sobre a relação entre cultura eletrônica e as novas formas de produção e disseminação da informação e do conhecimento.

Compuseram a mesa de abertura: o diretor do Ibict, Emir Suaiden; a diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, Ivana Bentes; o coordenador de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do Ibict, Alfredo Tolmasquim; o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, Marcelo Corrêa e Castro; a coordenadora do PPGCI, Sarita Albagli; o coordenador do Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ, Mauricio Lissovsky; e a coordenadora da Pós-Graduação em Biblioteconomia UFRJ, Mariza Russo.

 

 

Ascom do Ibict
Fonte Ascom do Ibict 28/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Aula inaugural veiculada em vídeo analisa o que existe nas cópias