Augusto Dutra bate recorde sul-americano indoor do salto com vara e faz índice A para o Mundial

Fonte Contrapé de Jornalismo 02/03/2013 às 16h

O saltador do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA alcançou a marca de 5,71 m e assegurou presença na seleção brasileira de atletismo que vai a Moscou.

São Caetano do Sul - Augusto Dutra, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, assegurou presença no Mundial de Atletismo, em Moscou (RUS), em agosto, com a marca de 5,71 m, índice A e recorde sul-americano indoor, na terceira e última etapa do Circuito de Salto com Vara Indoor da Federação Paulista de Atletismo (FPA), neste sábado (2/3), no Centro de Treinamento do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul. O balanço das três etapas da inédita competição - nunca haviam sido realizadas provas indoor no Brasil - foi positivo. Fábio Gomes da Silva (5,51 m), também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, ficou com a medalha de prata e João Gabriel Santos Souza, do Pinheiros, com a de bronze (5,51 m). O jovem Thiago Braz, campeão mundial juvenil, ficou em quarto, com 5,21 m.

Agora são três os saltadores, todos do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, com índice A para o Mundial: Fabiana Murer, que se recupera de contusão no tendão de Aquiles da perna direita (fez o índice duas vezes, em Reno, nos EUA, e em Moscou, na Rússia); Augusto Dutra, que vai para o seu primeiro Mundial; e Fábio Gomes da Silva.

Nas três etapas foram três recordes sul-americanos indoor e índices, com Fábio Gomes da Silva e Augusto Dutra se revezando nos resultados nas três etapas do Circuito. Augusto Dutra saltou 5,66 m na primeira etapa (batendo o recorde de 5,65 m que era de Fábio) e fazendo índice B. Na segunda etapa, foi a vez de Fábio saltar 5,70 m, retomar o recorde, e fazer índice A para o Mundial. Neste sábado, Augusto saltou 5,71, na primeira tentativa, retomou o recorde e fez índice A.

"Agora são três atletas com índice A: o Augusto, o Fábio e a Fabiana. No masculino, está aberta a possibilidade de um terceiro atleta conseguir o índice B e a vaga em Moscou", disse o técnico Elson Miranda, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.
"Recorde de novo, índice A, não sei nem o que falar", comemorou Augusto Dutra. "Essa sequência de competições foi muito boa, deu tempo de engrenar o ritmo. Hoje, entrei mais confiante. Eu e o Elson analisamos os vídeos das outras etapas, deu para ver os erros, corrigir o que estava errado na fase aérea, na entrada... . Agora, vamos parar por uma semana e depois começar a preparação ao ar livre. No início, vamos estranhar um pouco na hora que bater um ventinho. Mas logo acostuma", acrescentou o atleta de Marília, de 22 anos.

"Foram competições muito legais, o investimento que a BM&FBOVESPA fez no ginásio indoor já está dando resultados. Para o Augusto, que nunca tinha tido a chance de participar de uma competição indoor, foi muito bom saltar aqui. Saiu um recorde por etapa, um índice por etapa e já temos quatro atletas, no masculino, saltando acima de 5,51 m. Mostrou a competitividade do salto com vara masculino", observou Fabiana Murer.

Feminino

No Circuito Indoor feminino o ouro ficou com Karla Rosa, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, com 4,20 m, seguida por Patrícia Gabriela dos Santos, da ASA/São Bernardo, com 4,10 m, e Sara dos Santos, também da BM&FBOVESPA, com 4,10 m. Karla foi a primeira nas três etapas do Circuito, embora tenha sido atrapalhada em seus saltos por uma dor no quadril. Vai aproveitar a parada de uma semana, no fim da temporada indoor e antes do início da preparação para as competições ao ar livre, para tratar a lesão. "Ainda tenho algumas competições para tentar o índice para o Mundial de Moscou (4,53 m, no feminino)", disse Karla.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA completou dez anos em 2012, com a inauguração de seu Centro de Treinamento e a consolidação da Categoria de Base. O Clube integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com Pão de Açúcar, CAIXA, Prefeitura de São Caetano e Nike.

Mais informações: www.clubedeatletismo.com.br e www.clubedeatletismo.org.br

Contrapé de Jornalismo
Fonte Contrapé de Jornalismo 02/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Augusto Dutra bate recorde sul-americano indoor do salto com vara e faz índice A para o Mundial