Audax 200 Unesc chega a sua sexta edição

Fonte Setor de Comunicação Integrada - Unesc 22/03/2013 às 8h

 

Uma mistura de superação pessoal, paixão pelo ciclismo e paisagens lindas. O Audax 200 Unesc, de Criciúma/SC, está com um trajeto reorganizado para a sua sexta edição, que possibilitará aos ciclistas vencer suas limitações em um roteiro que envolve lombadas e caminhos planos, visando que ao final todos possam sair campeões. O desafio de longa distância será realizado no dia 14 de abril e já está com inscrições abertas.

De acordo com o coordenador do evento, Augusto Freitas, o trajeto foi repensado para que as pessoas possam enfrentar as partes mais difíceis na parte da manhã, quando estão menos cansadas, podendo garantir a superação na segunda parte, quando andarão em lugares planos. “É o primeiro ano que vamos até Orleans. Os primeiros 100 quilômetros serão em direção a cidade, na qual os ciclistas passarão por algumas subidas. Já os últimos 100 quilômetros são em direção a localidade de Novo Roma, no município de Morro Grande”, destacou Freitas. Segundo o coordenador do evento, as paisagens pelas quais os atletas passarão são encantadoras. “Os lugares são realmente bonitos e com certeza ajudarão para que eles possam se superar”, complementou.

Os ciclistas partirão às 5 horas do campus da Unesc em direção ao primeiro PC (Posto de Controle), localizado em Orleans, onde os atletas receberão água, frutas e alimentação e carimbarão seu passaporte. Em cada PC eles deverão carimbar seu passe. Partindo da cidade, passarão novamente pelo PC na Unesc, seguindo em direção a Nova Roma, de onde voltarão à Universidade. O tempo para o cumprimento do trajeto é de 13 horas 30 minutos.

Podem participar do evento qualquer pessoa maior de 16 anos ou ainda aqueles que não atingiram esta idade, mas que estejam acompanhadas de pais ou responsáveis, que também participem da prova.

Segurança em primeiro lugar

Para participar da prova é obrigatório o uso dos equipamentos essenciais de segurança. Capacete, farois dianteiros e traseiros, coletes refletivos e ferramentas de manutenção básica são essenciais.

As inscrições podem ser feitas no site www.bikepointsc.com.br ou na loja de bicicletas Bike Point, na Rua Joaquim Nabuco, no Centro de Criciúma. Mais informações pelo telefone 3439-3788.

Desafio 100 (novidade)

Uma das novidades desse ano será o Desafio 100. Para Augusto Freitas, a necessidade de abrir espaço para as pessoas que acreditam não conseguir cumprir a prova foi uma das coisas mais pensadas em 2013. Segundo ele, aqueles que ponderam que não cumprirão, poderão participar do Desafio 100, que sairá da Unesc, às 9 horas, com destino plano a Nova Roma, tendo um percurso de 100 quilômetros. “Todo o contexto do Desafio 100 será igual do Audax 200. Nossa intenção é prepará-los para poder participar posteriormente do Audax, que ocorrerá novamente em novembro”, pontuou Augusto. A prova poderá ser cumprida em até 6 horas e 45 minutos.

Evento internacional

O evento nasceu em 1981 na França como uma competição que seria realizada a cada 10 anos. Passados os anos e com o desafio ganhando adesão dos ciclistas de todo mundo ele passou a ser realizado a cada quatro anos, atingindo diversos países da Europa. Em 2003 foi criada a Fundação do Clube Audax Brasil por Manuel Terra e Cristiano Cordeiro e iniciou as primeiras séries de brevets no Brasil, espalhando-se rapidamente por todos os estados.

A palavra "Audax" vem do latim audacioso e é o nome dado a este evento ciclístico não competitivo e de longa distância. O grande foco é a possibilidade de percorrer a longa distância de bicicleta no próprio ritmo, terminando o percurso dentro do tempo limite estabelecido.

www.unesc.net
www.unesc.net/noticias
www.unesc.net/cienciaunesc


Setor de Comunicação Integrada - Unesc
Fonte Setor de Comunicação Integrada - Unesc 22/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Audax 200 Unesc chega a sua sexta edição